Cancelamento de eventos do agronegócio

Compartilhar

Coronavírus leva ao cancelamento de eventos do agronegócio.

O aumento do coronavírus (Covid-19) no Brasil acendeu um alerta nas organizações das feiras agrícolas do país. Classificado nesta quarta-feira, 11, como pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministério da Saúde anunciou recomendações que as autoridades e a população em geral devem adotar de agora em diante. Destacam-se o isolamento domiciliar de todo viajante internacional que retornar ao Brasil e o cancelamento ou adiamento de grandes eventos.

O objetivo é e evitar um crescimento acelerado no ritmo de casos confirmados. O Ministério da Saúde somou 98 infecções pelo vírus no Brasil até o dia 13 de março.

Confira a lista de eventos agropecuários mantidos, adiados ou cancelados:

Expoagro Afubra

A Associação dos Fumicultores do Brasil comunicou, nesta sexta-feira, 13, a decisão de cancelar a Expoagro Afubra, que seria realizada entre os dias 18 e 21 de março, em Rio Pardo (RS). O público esperado no evento era em torno de 150 mil pessoas. A Associação, em comunicado, diz que lamenta tomar a decisão, mas considera vital a união de esforços para proteger a população.

“É o momento de tomar uma decisão, pensando no bem-estar coletivo. Assim, agindo com a responsabilidade social que lhe cabe e que sempre pautou sua trajetória em seus 65 anos de existência, que seriam comemorados justamente durante o transcorrer da feira, em 21 de março, a Afubra toma essa posição com tristeza, mas na certeza de estar fazendo o melhor pelos produtores rurais e pela comunidade em geral, que habitualmente prestigiam a Expoagro Afubra.”, diz a nota, assinada por Benício Albano Werner, presidente da entidade.

Sociedade Rural Brasileira

A Sociedade Rural Brasileira (SRB) anunciou o adiamento da posse da nova presidente da entidade, Teresa Vendramini, que seria realizada no próximo dia 23, em São Paulo. “A Sociedade Rural Brasileira sempre preza pela responsabilidade e segurança de todos os seus compromissos. Perante o alerta de cuidados que toda a sociedade deve tomar em relação ao contágio pelo Coronavírus, viemos a público informar o cancelamento da cerimônia de posse de Teresa Vendramini na presidência e da nova diretoria da entidade”, informa a nota.

Agrishow

A Informa Markets Brasil, organizadora do evento, informou que segue monitorando as recomendações do Ministério da Saúde sobre o coronavírus e que irá adotar todas as orientações das autoridades para que a feira aconteça com segurança. A Agrishow deve acontecer em Ribeirão Preto (SP) na data prevista, de 27 de abril a 1 de maio, sem alterações ou cancelamentos.

“Visando ampliar a segurança sanitária dos expositores, visitantes e fornecedores durante o evento, iremos realizar medidas preventivas durante a realização de seus próximos eventos”, disse em comunicado. Entre as ações, estão a aquisição de lotes de álcool gel; reforço nas equipes de limpeza; ampliação de contratação de equipes médicas e ambulatoriais e capacitação das equipes de atendimento direto e indireto.

Posse na Andav

A Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav) também decidiu suspender posse do seu Conselho Diretor, marcada para segunda-feira (16/03), em São Paulo. “Consideramos que o nosso papel como entidade é fundamental na ampliação das boas práticas e que nossas ações são determinantes para que o nosso país enfrenta a situação de forma coerente, eficaz e rápida”, disse a entidade, em nota.

Festa do Caqui

A “17ª Festa do Caqui” também foi cancelada, o evento seria realizado de 27 de março e 5 de abril, em Itatiba (SP). “Todas as entidades assistenciais e agricultores estão sendo avisados pela Secretaria de Cultura e Turismo”, diz o comunicado da administração municipal. Em sua última edição, o evento reuniu 52 mil pessoas.

13º Congresso de Marketing do Agro ABMRA

O 13º Congresso de Marketing do Agro ABMRA que iria ocorrer no dia 24 de março, em São Paulo, foi adiado para o segundo semestre como medida de cautela diante do Coronavírus. Com o tema “O Marketing no Agro 4.0. Agregando Valor e Fortalecendo a Imagem do Setor”. Inicialmente, o congresso seria composto por cinco painéis, com quatro apresentações cada. A diretoria da ABMRA ainda não definiu nova data para a realização do evento.

Agro 5.0

Foi adiado evento sobre tecnologia e conectividade na agropecuária, organizado pela Frente Parlamentar Agropecuária (FPA) que estava marcado para o dia 2 de março, em São Paulo. Em comunicado, o colegiado informou que pretende marcar uma nova data.

Aniversário

A indústria de agroquímicos Ihara anunciou o cancelamento da festa de comemoração de seus 55 anos, que estava marcada para 18 de março, em São Paulo. “Em hipótese alguma, podemos correr algum risco. O principal intuito desse evento era, além de celebrarmos, gerar valor. Nas atuais condições, não estaríamos cumprindo com esse objetivo”, diz a empresa, em nota.

Tecnoshow Comigo

A organização da Tecnoshow Comigo, feira de tecnologia em agronegócio, divulgou nesta sexta-feira, 13, que ‘sensível à situação atual que envolve a questão do coronavírus no Brasil e no mundo’, o evento será suspenso por tempo indeterminado. O evento aconteceria entre 30 de março a 3 de abril, no Instituto de Ciência e Tecnologia (ITC) em Rio Verde (GO). O público esperado era de 120 mil pessoas.

“Lamentamos profundamente o fato, mas neste momento é vital unir esforços para conter a escalada da doença e proteger a população, evitando aglomerações de pessoas”, disse, em nota, o presidente da Comigo, Antônio Chavaglia, que divulgou também uma mensagem em vídeo pela internet.

Rede ILPF

Em Goiás a Rede ILPF anunciou o adiamento da reunião técnica, marcada para o dia 19 de março, assim como o Dia de Campo da Fazenda Santa Brígida, que estava marcado para o dia 20. De acordo com os responsáveis novas datas serão posteriormente informadas.

Feedlot Summit Brazil

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, anunciou um plano de contingência para evitar o aumento de casos de coronavírus no estado. Uma das medidas é o cancelamento de eventos com mais de 100 pessoas, com o objetivo de evitar ou minimizar aglomerações. Diante dos fatos, o Feedlot Summit Brazil 2020 que aconteceria nos dias 17 e 18 de março, em Goiânia foi prorrogado. “Estamos trabalhando em uma nova agenda para o evento”, diz a organização.

Expopec

A 5ª edição da Exposição das tecnologias voltadas ao desenvolvimento da pecuária que aconteceria de 19 a 21 de março foi adiada, sem data prevista. O evento acontece em Porangatu, Goiás.

AgroBrasília 

O comitê gestor da feira afirmou que não há possibilidade de cancelamento ou alteração de data (12 a 16 de maio). Porém, alguns cuidados serão tomados, como disponibilização de álcool gel, orientações de prevenção nos auto-falantes, distribuição de máscaras e outros. O evento acontece em Paranoá (DF).

Show Safra BR 163

A organização do evento que acontece de 16 a 20 de março, em Lucas do Rio Verde (MT), afirmou que o calendário da feira continua e que deve receber as orientações dos órgãos oficiais sobre como proceder. A feira informou ainda que vai disponibilizar álcool gel em diversos pontos do local.

Fazenda Inteligente Show

Organizado pela Atto Sementes em Alto Garças (MT), o Fazenda Inteligente Show, também foi suspenso. O evento estava marcado para o dia 17 de abril, na Unidade Agroindustrial da empresa. Segundo os organizadores, uma nova data deve ser marcada. O presidente da Atto Sementes, Odilio Balbonotti Filho, também compartilhou mensagem em vídeo.

Farm Show MT

A organização da feira confirmou que o evento acontecerá na data previstas, de 24 a 27 de março em Primavera do Leste (MT). As medidas solicitadas para segurança sanitária serão atendidas, segundo a organização.

Norte Show

A Norte Show informou que não estuda alterar a data ou cancelar a realização da feira por causa do novo coronavírus. A expectativa é que o evento aconteça de 21 a 24 de abril em Sinop (MT). Segundo a organização, a terceira edição deve ter aumento de 10% a 15% nos negócios.

Parecis SuperAgro

O Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis comunica que está mantida a data de realização da Parecis SuperAgro 2020 para o período de 31 de março a 3 de abril no Parque de Exposições Odenir Ortolan. A organização do evento considera não haver potencial risco na realização da Parecis, pois as palestras técnicas são promovidas em espaços abertos, com grande circulação de ar e emprego de tendas para proteção do sol.

“Seguiremos todas as orientações para garantirmos um ambiente seguro para nossos expositores, palestrantes e visitantes”, afirma Antonio Brolio, presidente do Sindicato Rural. “Estamos acompanhando a situação e atentos para os boletins epidemiológicos. Em nossa decisão, consideramos também o fato de não haver caso confirmado em Mato Grosso”, observa Brolio. A Parecis SuperAgro está em sua 13ª edição e tem previsão de reunir 20 mil pessoas ao longo dos quatro dias de evento.

Femec

De acordo com o diretor do Sindicato Rural de Uberlândia (MG) e coordenador da feira, João Semenzin, a data do evento (24 a 27 de março) não deverá ser alterada ou cancelada por conta do coronavírus. “A expectativa da organização é que a Femec gere mais de R$ 500 milhões em negócios nos quatro dias de feira”, disse.

Fenicafé

Realizada em Araguari (MG), a Fenicafé tem cerca de 20 mil visitantes vindos de mais de 100 cidades brasileiras realizando grandes negócios e aproveitando oportunidades. A feira está confirmada para a data prevista, de 17 a 19 de março.

Agrobalsas

Em nota a organização do evento divulgou que o evento não será adiado, e que acontecerá na data prevista de 18 a 22 de maio na Fazenda Sol Nascente, Balsas (MA). “Se por ventura houver cancelamento, avisaremos através de nossos canais de comunicação”, informou a organização.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (FAES) divulgou uma nota em que orienta aos sindicatos rurais e demais entidades ligadas ao meio rural capixaba que cancelem, temporariamente, reuniões internas e externas.

De acordo com a nota da FAES, o momento é de cuidado e prevenção. “O Sistema FAES, SENAR-ES conta com o apoio e a colaboração dos sindicatos rurais para informar aos envolvidos dos municípios nos eventos sobre essa medida”, finaliza a nota. As novas datas para os eventos cancelados ainda serão divulgadas nos próximos dias.

Outros países

Eventos de agropecuária em outros países também começam a ser suspensos ou cancelados. Na Argentina foram interrompidas as atividades da Expoagro, em San Nicolas. O evento já estava em andamento. De acordo com o site Infocampo a organização comunicou, em nota, que, “em virtude das circunstâncias de conhecimento público e o resolvido pela municipalidade de San Nicolas, o Governo da Província de Buenos Aires e o Governo Nacional, a Exponenciar S.A. decidiu antecipar em um dia o encerramento da exposição Expoagro 2020”.

No Paraguai a União de Empresas Agropecuárias (EUA) comunicou, nesta sexta-feira, 13, o adiamento da Innovar 2020, que seria realizada em Colonia del Iguazu, entre os dias 17 e 20 de março. Em nota, a organização informa que uma nova data para o evento ainda será marcada.

Na Tailândia os organizadores da Agritechnica Asia e Horti Asia anunciaram a prorrogação para outubro a realização dos eventos, na capital tailandesa, Bangkok. A data inicial era de 7 a 9 de maio. O comunicado oficial destaca que o coronavírus agora é uma pandemia e que isso tem colocado todos os países em alerta para adotar as precauções necessárias. E viagens ao redor do mundo foram restringidas ou até suspensas. “Lamentamos muito ter que adiar as exposições. A decisão foi tomada depois de extensas consultas aos nossos parceiros e expositores”, diz o comunicado.

A Foodex Japão que seria realizada de 10 a 13 de março em Tóquio, foi cancelado pela Japan Management Association, organizadora do evento.

O SIAL China que aconteceria em Xangai, de 13 a 15 de março, foi adiado para o mês de setembro. Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a 3º maior feira de alimentos do mundo.

O Forum For the Future of Agriculture (Fórum de 2020 para o Futuro da Agricultura) que aconteceria no dia 31 de março em Bruxelas (Bélgica), foi cancelado, segundo os parceiros da FFA.

Fonte: Destaque Rural.


Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *