Eventos trazem tecnologia para a agricultura familiar

Compartilhar

Eventos promovem discussão e trazem tecnologias para a agricultura familiar em Roraima.

Socializar conhecimentos, levantar demandas e transferir tecnologias de produção para a agricultura familiar. Esses são os objetivos do 1º Encontro Estadual dos Fóruns Municipais de Agricultura Familiar de Roraima e da 1ª Mostra de Tecnologia para Agricultura Familiar, eventos organizados pela Embrapa Roraima e pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar de Roraima (Fetraferr), que acontecem em Boa vista, de 30 de abril a 1º de maio, na sede da Fetraferr, na rua N-20, nº 1012, no bairro Sílvio Botelho, próximo à Vila Olímpica.

As ações têm por finalidade promoverem o debate entre os gestores, coordenadores e lideranças das diversas instituições e entidades envolvidas com os Fóruns de Agricultura Familiar no Estado (FAF´s), visando a consolidação da agenda institucional entre os Fóruns e seus parceiros.

Segundo Otoniel Duarte, Chefe-geral da Embrapa Roraima, será uma oportunidade de alinhar as ideias, trocar experiências, conhecer os diversos atores que trabalham em prol da agricultura familiar e permitir a continuidade do importante trabalho iniciado pelos  FAF´s em 2013.

“Hoje Roraima tem 15 fóruns municipais, todos com agenda e demandas próprias, além de mais de 15 Conselhos de Desenvolvimento Locais. Com isso, conseguimos envolver mais de 1500 agricultores familiares na discussão sobre os rumos da produção nas pequenas propriedades rurais”, diz Duarte.


O Chefe-geral explica ainda que os dados coletados e consolidados durante 1º Encontro Estadual dos Fóruns Municipais de Agricultura Familiar servirão de base para a realização de pesquisas na Embrapa, ações de transferência de tecnologia e também estarão à disposição do governo para o desenvolvimento de planos estratégicos e políticas públicas.

“Estamos tendo uma grande adesão dos pequenos agricultores e das associações e cooperativas. Isso é bastante positivo, pois assim conseguiremos traçar um cenário atualizado sobre as principais demandas agrícolas e pecuárias de Roraima, possibilitando o desenvolvimento de pesquisas mais integradas às dinâmicas locais”, afirma Otoniel.

Tecnologias

Algumas das pesquisas e tecnologias da Embrapa estarão disponíveis aos agricultores durante a 1ª Mostra de Tecnologia para Agricultura Familiar. A Empresa apresentará o Sisteminha Embrapa, uma alternativa para produção de alimentos em pequenas propriedades.  A tecnologia envolve o tripé peixe, aves e húmus, em associação com outras atividades da cadeia alimentar, como a cultura de hortaliças e frutas, por exemplo.

1º Encontro Estadual dos Fóruns Municipais de Agricultura Familiar de Roraima e a 1ª Mostra de Tecnologia para Agricultura Familiar são abertos ao público, sem necessidade de inscrição prévia. Mais informações pelo telefone (95) 4009-7161, ou pelo e-mail: roraima.eventos@embrapa.br

Confira a Programação:

30 de Abril

8h00 – 8h30 – Credenciamento.

8h30 – 10h00 – Abertura.

10h00 – 11h00 – Avanços dos Fóruns Municipais de Agricultura Familiar.

11h00 – 12h00 – Abertura Oficial da I Mostra de Tecnologias para Agricultura Familiar.

12h00 – 13h30 – Intervalo para almoço.

13h30 – 18h00 – Intercâmbio entre os Fóruns.

18h00 – 19h00 – Regularização Fundiária no Estado – INCRA.

01 de Maio

8h00 – 10h00 – Resultados do Intercâmbio – Plenária Geral.

10h00 – 10h15 – Formação da Rede de Sementes Crioulas – SEAPA.

10h15 – 10h45 – Apresentação do Sistema Integrado de Saneamento Rural – SISAR.

10h45 – 11h10 – O Controle Social do Programa Assentamentos Verdes – IPAM.

11h10 – 12h00 – Apresentação do modelo tecnológico “Sisteminha Embrapa” – EMBRAPA e SEAPA.

12h00 – 13h30 – Intervalo para almoço.

13h30 – 16h00 – Dinâmica/Animação/Avaliação e Encerramento do I Encontro.

16h00 – 18h00 – I Mostra de Tecnologias Sociais para agricultura familiar.

Fonte: Embrapa.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!