Expoagro Afubra inicia na próxima semana
A 15ª edição do evento começa na próxima terça-feira, 24, em Rio Pardo/RS.
A 15ª edição da Expoagro Afubra terá início na próxima terça-feira, 24, em Rio Pardo. A Emater/RS-Ascar, que participa desde a primeira edição da feira, considerada a principal destinada a agricultores familiares no Rio Grande do Sul, levará ao público visitante onze parcelas temáticas, tendo como foco a sustentabilidade das propriedades rurais, por meio da produção e do aproveitamento dos recursos de forma integrada nas diferentes atividades desenvolvidas nas Unidades de Produção Familiares (UPF).
Conforme o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar e coordenador do espaço da Instituição, Assilo Martins Corrêa Junior, o planejamento para a feira iniciou ainda no ano de 2014 e as ações têm se intensificado durante os meses, principalmente nesta última semana que antecede a feira. “Nesta semana estamos finalizando a organização das unidades demonstrativas e fazendo a limpeza do local”, expôs Corrêa.
Nas parcelas serão abordados os temas da apicultura; secagem e armazenagem de grãos; segurança alimentar, com horta e estufa; fruticultura; bovinocultura de leite, com foco nas pastagens; saneamento ambiental; cozinha demonstrativa; ovinocultura; piscicultura; artesanato e turismo rural; e agroindústrias. Além disso, por meio da parceria com a Embrapa, serão apresentadas três unidades complementares: avicultura colonial, construções alternativas e ajardinamento.
Um dos destaques da 15ª edição são as construções alternativas, demonstrando-se as possibilidades do uso do bambu nas propriedades rurais. “O espaço da Emater tem o foco na sustentabilidade, portanto, como novidade, teremos um espaço que abordará a cadeia produtiva do bambu, com oficinas com pesquisadores e extensionistas, abordando desde o plantio até a utilização desta cultura. Acreditamos ser uma atividade que poderá proporcionar renda à propriedade familiar no futuro”, frisa Assilo.
Além das unidades temáticas, a Emater/RS-Ascar também organizou excursões para que os agricultores familiares atendidos pela Instituição visitem a feira, incluindo famílias de agricultores que estão sendo orientadas para uma produção com base nos princípios da Agroecologia, beneficiários das Chamadas Públicas da Sustentabilidade e do Tabaco e em situação de vulnerabilidade social.
Fonte: Gazeta do Sul.

