7º Congresso Nacional da Bioenergia - Agron Agronégocios Online

7º Congresso Nacional da Bioenergia

Compartilhar

Novas Tecnologias Embrapa fazem parte da programação do 7º Congresso Nacional da Bioenergia.

A Embrapa participará com a sala “Novas Tecnologias Embrapa“ como parte da programação do Congresso Nacional da Bioenergia, realizado pela União dos Produtores de Bioenergia (Udop) em parceria com a Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil (Stab), em sua 7ª edição em 2014. O evento deverá reunir mais de 1,2 mil congressistas, entre público, palestrantes, moderadores e lideranças do setor. Este é um evento tradicional na programação oficial do setor e conta a mais de dois anos com a participação efetiva da Embrapa.

Neste ano, a sala contará com três painéis que tratam de grandes desafios para o atual sistema de produção de cana-de-açúcar, sendo estes: manejo sustentável da palhada, a cana e o uso da água e inovações em adubação, além de uma palestra sobre os impactos da integração na produção de etanol de milho e cana-de-açúcar como destaque de sustentabilidade para unidades de produção da região Centro-Oeste do Brasil.

Atualmente, grande número de produtores já retira parte da palhada gerada a partir da colheita mecanizada, tendo em vista os valores competitivos da energia elétrica no atual cenário brasileiro, mas não consideram os efeitos desta retirada sobre a produtividade da cultura em médio-longo prazos e os efeitos sobre as condições do solo. No painel sobre manejo sustentável da Palhada (dia 12/11/2014) serão tratados de resultados aplicáveis sobre os efeitos desta retirada na produtividade da cana e ciclagem de nutrientes, com Nilza Patrícia Ramos, pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP).

Os impactos econômicos do recolhimento por via integral e por enfardamento serão abordados por Marcelo de Almeida Pierossi, da AgroPerforma Consultoria Agrícola e finalizando, os impactos reais sobre a qualidade do solo, com Pedro Freitas, pesquisador da Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ). As informações apresentadas são resultado de mais de três anos de pesquisa e esforço de pesquisadores e parceiros da Embrapa no estudo da temática “palhada”.

Anuncio congado imagem

A abordagem a respeito de estratégias para produção sustentável de cana-de-açúcar frente a cenários de secas e controle no uso da água trouxe à tona a necessidade de apresentar resultados reais de pesquisa em um painel denominado A cana e o uso da água, também no dia 12 de novembro.

Neste painel serão abordados resultados com o desenvolvimento de variedades OGM em cana para redução de perdas com a seca, com o palestrante Hugo Molinari, da Embrapa Agroenergia (Brasília, DF), assim como números efetivos de ganho de biomassa e consequentemente de produtividade com o uso de irrigação bem manejada em áreas de São Paulo e dos Cerrados, com Regina Pires, do Instituto Agrnômico (IAC), com parceira de Vinícius Bufon, pesquisador da Embrapa Cerrados (Plananltina, GO, encerrando com uma visão geral sobre o termo “pegada hídrica”, suas aplicações práticas e uso no planejamento e alterações de práticas dentro do atual sistema de produção de cana-de-açúcar, com Fábio Vale, da Scarpare, do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE).

Ainda como parte desta temática será apresentada em 13 de novembro uma palestra sobre análise de consumo hídrico em usinas surco-energéticas e as práticas de reuso de efluentes, com Fábio César da Silva, pesquisador da Embrapa Informática Agropecuárua (Campinas, SP), onde se pretende informar os impactos do consumo da água nas áreas industriais e o pioneirismo do setor em reaproveitar este recurso natural como ação em direção à sustentabilidade.

Como último tema de destaque, mas não menos relevante, serão tratados de resultados práticos de adubação no painel “Inovações em adubação”. Neste painel serão abordadas questões relativas à aplicação de fósforo em superfície (lanço) bem como de outras práticas diferenciadas de adubação para o cerrado brasileiro, com o pesquisador Thomaz Hein, da Embrapa Cerrados. Cabe destacar que o uso do fertilizante é um dos componentes mais impactantes dentro do custo de produção da cana e merece estudos de melhoria de aplicação e eficiência. Também será tratado do uso de fertilizantes inovadores como organominerais, com contribuição expressiva na matéria orgânica e maior apelo ambiental, com o pesquisador Vinícius Benites, da Embrapa Solos.

Ainda no dia 13 será apresentada a palestra “Desempenho econômico e ambiental do etanol produzido pela integração milho/cana”, com Marcelo Morandi, chefe adjunto de P&D da Embrapa Meio Ambiente, abordando um importante estudo de cenários envolvendo os impactos ambientais econômicos da integração cana-milho em áreas do Centro Oeste brasileiro.

Este foi um estudo realizado em parceria com o _Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social_ (_BNDES_) e outras instituições e trouxe resultados bastante positivos para este tipo de integração e para o sucesso do etanol nas regiões estudadas. O foco na integração entre cadeias traz maior sustentabilidade aos sistemas produtivos, assim como a regionalização da produção, sendo dois fatores de grande peso para avaliações internacionais do nosso biocombustível.

Fonte: Embrapa Meio Ambiente.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!