Tarde de Campo aborda sistemas silvipastoris

Compartilhar

Tarde de Campo aborda sistemas silvipastoris na região da Campanha do Rio Grande do Sul.

Será realizado no próximo dia 11, na Embrapa Pecuária Sul, em Bagé, a Tarde de Campo sobre Sistemas Silvipastoris para a Região da Campanha. No evento, que inicia às 13h30min, serão abordados aspectos relacionados à implantação e o manejo destes sistemas e questões como custos e benefícios ambientais e econômicos. O evento é promovido pela Embrapa Pecuária Sul, Emater-Ascar/RS, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Universidade Regional da Campanha (Urcamp), Prefeitura Municipal de Bagé, Instituto Federal Sul-rio-grandense e Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

A programação do evento está dividida em duas etapas. Na primeira, será abordado o tema Sistemas Silvipastoris para pecuária familiar: arranjos arbóreos, forrageiras, implantação e manejo do sistema. Já na segunda parte da Tarde de Campo, os participantes visitarão uma Unidade de Referência Tecnológica em Sistemas Silvipastoris, implantada nos campos experimentais da Embrapa. Nesse momento, serão discutidos temas como o manejo de árvores, de pastagem e dos animais, custo de implantação e manutenção de sistemas silvipastoris.

A Embrapa Pecuária Sul desenvolve atualmente dois projetos nesta área, com o objetivo de avaliar a integração entre florestas plantadas e a pecuária. Em um deles, o Projeto Silvipastoril da Região da Campanha, foram implantadas 20 Unidades de Referência Tecnológica em propriedade do município de Bagé. Já nos campos experimentais da Unidade, em Bagé está sendo desenvolvido outro projeto, que além de avaliar questões relativas à integração também está buscando verificar o efeito dos sistemas silvipastoris para o controle de plantas indesejadas, como o capim-annoni.

Fonte: Embrapa Pecuária Sul.

Anuncio congado imagem

Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *