Interconf 2014 – Programação
SEGUNDA, 15 DE SETEMBRO:
14h00 – 18h00: Minicursos Técnicos
• Manejo e recuperação de pastagens
• Reprodução animal
• Seleção de animais para o confinamento
• Controle de dados e gestão rural
Obs: podem haver alterações nos temas dos minicursos
18h30 – 19h00: Cerimônia de abertura
Expectativas do setor agropecuário sobre os programas de governo dos candidatos à presidência
19h00 – 20h00: Alexandre Garcia & Jornalista da Globo News e Rede Globo
20h00 – 21h00: Painel para debate sobre os programas de governo dos principais candidatos à presidência do Brasil em relação a agropecuária (logística, tributação, seguro rural e crédito). Participantes: FAMASUL, FAEG, FAMATO, Frente Parlamentar da Agropecuária e ASSOCON
TERÇA, 16 DE SETEMBRO:
O cenário econômico e as perspectivas de consumo no Brasil trazem bons ventos para a pecuária? Como extrair bons resultados nessas circunstâncias?
09h00 – 12h30: Painel destinado para entender os aspectos macroeconômicos brasileiro e traçar o hábito de consumo das famílias. Quais os desafios os produtores de carne bovina terão nos próximos anos e como aproveitar esse ritmo do consumo interno?
12h30 – 14h00: Almoço
Os diferentes sistemas de produção e suas estratégias de uso. Como o produtor pode desafiar seu sistema produtivo e aumentar a produtividade e a rentabilidade?
14h00 – 18h00: Painel para a apresentação das tecnologias, modelos de produção e de estudos de casos de sistemas intensivos e rentáveis
QUARTA, 17 DE SETEMBRO:
Desafios para a ampliação do mercado internacional. Quais garantias devem ser oferecidas pelo Brasil aos importadores? Como a cadeia pode agregar valor e aproveitar as oportunidades comerciais?
9h00 – 12h30: Painel de debate sobre o papel do Brasil no mercado mundial de carne bovina. Discussão sobre os ajustes necessários no país para que outros mercados se abram aos produtos nacionais e como aproveitar o seleto grupo de compradores que pagam mais por qualidade
12h30 – 14h00: Almoço
Qual a qualidade daquilo que produzimos e como vender nossa carne? Qual o legado nossos produtores estão deixando para a sociedade?
14h00 – 18h00: Painel destinado a apresentar os aspectos positivos da carne brasileira e de como a sociedade enxerga o trabalho e o produto do meio rural. Debate sobre o comportamento do produtor atual e o choque entre a cultura rural e empresarial
QUINTA, 18 DE SETEMBRO:
Dia de Campo Confinamento São Lucas
Local: Santa Helena de Goiás – GO
Horário: 7h30 – 15h30
O EVENTO:
OPORTUNIDADES E DESAFIOS PARA TORNAR A PECUÁRIA MAIS COMPETITIVA.
A ASSOCON propõe para 2014 uma ampla discussão sobre alguns fatores que atingem a cadeia produtiva da carne bovina. De forma indireta, a política, a economia brasileira e as barreiras impostas por mercados consumidores, podem orientar as decisões de investimentos dos produtores rurais, pois mudanças macroeconômicas, tributarias, comerciais e em legislação podem ser fundamentais. Diretamente, a adoção de técnicas mais produtivas e melhor gestão da fazenda podem garantir ao produtor uma rentabilidade satisfatória.
Além disso, para tornar a carne bovina brasileira mais competitividade é necessário melhorar a comunicação do nosso setor com a sociedade. O que realmente produzimos para ser consumido? Quais as características e a qualidade de nosso produto? Que tipo de carne o pecuarista brasileiro está produzindo?
Fonte: interconf.org.br

