Criamos ambiente para investimentos
Criamos ambiente para investimentos, diz Murilo no Canasul & Agrometal.
Prefeito de Dourados diz que tecnologia existente no Estado permitirá a expansão do setor sucroenergético.
O prefeito Murilo disse nesta quarta-feira à noite, durante a abertura do 7º Canasul e da 3ª Feira Agrometal, que Mato Grosso do Sul e Dourados criaram o ambiente adequado para o desenvolvimento do setor sucroenergético.
Murilo lembrou as ações desenvolvidas pelo setor desde que assumiu a vice-governadoria, há sete anos, e falou da continuidade desse esforço em Dourados. Ao assumir a prefeitura, ele criou o projeto “Polo de Serviços do Setor Sucroenegético de Dourados e Região” para dar suporte às indústrias instaladas no Estado.
“Temos a tecnologia com as universidades, a Embrapa e o Sistema S, temos a capacitação profissional e temos um cenário novo com muitas oportunidades”, disse o prefeito. “No nosso Estado o setor é incipiente temos a vontade política de criar condições para as empresas se instalarem. Com a feira, trazemos os empresários e damos condições para eles se instalarem”, afirma Murilo.
O prefeito lembrou que o negócio da cana-de-açúcar é secular em São Paulo, enquanto na região de Dourados tem uma década, já com uma tecnologia de ponta. “E vamos caminhar a passos largos”.
O presidente da Biosul, Roberto Hollanda Filho, também destacou o investimento na pesquisa para o setor sucroenergético que se tem feito em Dourados, nas universidades e na Embrapa Agropecuária Oeste.
Lembrou ainda que o Canasul acontece num momento importante de interação e reflexão do setor sucroenergético devido à crise provocada pela falta de estímulo da Petrobras. Hollanda Filho ressaltou que o setor pode trazer muito resultado para o Brasil e Dourados é onde mais cresce no Estado.
O presidente da Famasul, Eduardo Riedel, falou da necessidade de agora em diante discutir sempre o setor e ficar mais atento. Daí a importância do Canasul e Agrometal, segundo ele. Destacou ainda os investimentos e o planejamento do prefeito Murilo, que fez de Dourados o polo de manutenção do Estado.
O deputado estadual Márcio Monteiro (PSDB) destacou a geração de emprego e renda pelo setor sucroenergético. “Hoje a gente vê como o setor gerou emprego e renda sem descuidar do meio ambiente”.
O presidente da Câmara de Dourados, Idenor Machado, destacou a sintonia entre os poderes em Dourados, que favorece o desenvolvimento econômico. Ele afirmou ainda não ter dúvidas de que Dourados se transformará num grande polo industrial.
O EVENTO
O Canasul & Agrometal é promovido pela Prefeitura de Dourados e Simme (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos da Grande Dourados), com patrocínio da Mecat Inovações Tecnológicas, Banco do Brasil e Oca Ambiental. Os parceiros são a Biosul, Ceise Br, Sistema Famasul, Fiems, Gegis, governo do Estado de MS/Seprotur, Sebrae, Embrapa Agropecuária Oeste, Sindicato Rural de Dourados, Sulcanas, Stimmmder e Interi Jr., Allianz Agência de Viagens, Hotel 10 e Nobre Real.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social.

