Cruzamento reduz custos e aumenta taxa de desfrute

Compartilhar

A utilização do cruzamento dirigido na pecuária de corte representa a redução dos custos fixos da produção e possibilita o aumento da taxa de desfrute do rebanho. A análise foi feita pelo zootecnista Alexandre Zadra, em palestra na manhã desta quarta-feira (31), na etapa de Campo Grande do Circuito Feicorte NFT 2013.

 

Zadra explicou que para obter os melhores resultados, o cruzamento deve ser feito entre zebuínos e taurinos, dessa forma, se atinge a heterose máxima, ou seja, a genética da cria se torna superior a dos pais, ocorrendo na progênie a complementaridade de características das raças.

 

“Esse cruzamento dirigido, feito da forma correta, com a escolha mais adequada das raças possibilita um aumento da fertilidade nas fêmeas e de sobrevivência dos bezerros. Eu costumo dizer que o meio sangue [resultado do cruzamento de zebuínos com taurinos] é o rei da pecuária porque em dois anos ele pode ter o mesmo ganho de peso que um zebuíno demoraria três para atingir”, explica.

 

Com a utilização desse sistema, o zootecnista comenta que a média de desfrute do rebanho sobe de 22% em relação zebuínos para 27% no cruzamento terminal e para 32% no cruzamento rotacional. No Brasil, conforme ele, a média de desfrute é de 24%, enquanto que outros grandes criadores mundiais, como a Austrália, tem taxa de 28% e os Estados Unidos, o primeiro nesse quesito, 38%.

 

Zadra defendeu ainda durante a palestra, que a pecuária brasileira passe por um processo de estratificação, com produtores se especializando em fazer a seleção de animais utilizando como uma das principais ferramentas os cruzamentos dirigidos enquanto que outros criadores se voltem unicamente para a recria e engorda. “Uma coisa é carne, outra é seleção. Não podemos mais querer fazer tudo ao mesmo tempo em um único local”, concluiu.

Anuncio congado imagem

 

O evento:

O Circuito Feicorte NFT é uma iniciativa do Agrocentro (que promove a Feicorte em São Paulo há 19 anos) e a Nutrition for Tomorrow Alliance (aliança de marketing cooperativado formada por empresas da cadeia de proteína animal).

 

O Circuito Feicorte NFT 2013 passou por Cuiabá (MT) em março, com 1.500 participantes, Palmas (TO) em maio com 1.170 pessoas e, após Campo Grande, segue para Ji-Paraná (RO) nos dias 3 e 4 de outubro e Paragominas (PA) em 7 e 8 de novembro.

 

Na primeira edição do Circuito Feicorte NFT em 2012 foram promovidas quatro etapas regionais (MT, BA, GO e MS), com a participação de 4 mil pessoas, representando mais de 17 milhões de cabeças de gado.

 

Fonte: Agrodebate.


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *