Aumento de segurança nas provas da ABQM

Compartilhar

Acessórios especiais aumentam segurança dos cavalos durante as provas da ABQM.

 

Uma verdadeira tropa de elite, ou melhor, uma seleção de cavalos atletas de alta performance seguem competindo nas provas do 36º Campeonato Nacional de Conformação e Trabalho, no Parque de Exposições ‘Dr. Fernando Cruz Pimentel’, em Avaré (SP). 

 

Mais de dois mil cavalos competem no recinto e como requer toda modalidade esportiva, estes animais também carecem de cuidados adicionais desde quando deixam suas propriedades até o determinado destino.

 

Assim como jogadores de futebol, por exemplo, que se utilizam de caneleiras, de meiões e de chuteiras entre os equipamentos individuais de proteção, também cavalos atletas fazem uso de acessórios especiais aumentando a segurança dos mesmos durante as provas.

 

É o caso das polainas ou protetores de tendões e os protetores de cascos que nos últimos anos, cujo hábito de uso, passou a ser bem difundido e utilizado para cavalos atletas ou de elite, também uma mostra do cuidado e responsabilidade por parte dos criadores e proprietários destes animais.

Anuncio congado imagem

 

Conforme destaca Dr. Reinaldo de Campos, médico veterinário oficial da ABQM e responsável pelo atendimento clínico de todos os cavalos alojados no Parque de Avaré, a prática vem se intensificando entre os esportistas de modalidades equestres nos últimos 10 anos e a tendência é aumentar o número de adeptos em função das vantagens e benefícios por um baixo custo de investimento.

 

Atualmente há no mercado diversas empresas especializadas no fornecimento desta modalidade de artigos esportivos para cavalos com uma gama de fabricantes seja nacionais ou importados com várias opções de preços, portanto, um estímulo a mais para seguir aquela velha recomendação de que é melhor ‘prevenir do que remediar’.

 

“Nos últimos dez anos trabalhando como responsável técnico nos campeonatos da ABQM eu tenho observado o uso significativo destas polainas ou destes protetores seja em cavalos atletas ou de cavalos em pista de leilões, o que consequentemente, vem diminuindo de forma considerável os casos de acidentes durante o transporte ou mesmo durante as competições”, diz Campos.

 

O médico veterinário acrescenta informando que uma boa parcela dos cavalos presentes no Campeonato Nacional da ABQM em Avaré, está fazendo uso destes protetores como medidas preventivas, com uma redução considerável de animais que tiveram cortes ou ferimentos em nível de tendões ou de ligamentos durante as provas.

 

“O uso destes protetores é recomendável em todas as modalidades de competição. Porém, o uso não é limitante somente em ambiente de provas, mas não menos importante, pode ser utilizado durante o transporte do animal, aumentando assim, a proteção para eventuais acidentes que resultem em escoriações durante o embarque ou o desembarque dos animais de trailers ou de caminhões que são os casos mais comuns”, completa o médico veterinário pela ABQM.

 

Programação – O 36º Campeonato Nacional da Associação Brasileira do Cavalo Quarto de Milha completa nesta sexta-feira (19) uma semana de intensa atividade. O início das provas é a partir das 8h30, na Pista Coberta 1 com a realização das modalidades Três Tambores nas categorias Amador Light/Jovem e as classificatórias no Feminino.

 

Já na Pista Coberta 2 com a modalidade Laço de Bezerro Técnico ABQM e AQHA na grande final nas categorias Aberta Junior e Senior/Castrado/ Amador e Master e também as provas Jovem Principiante e Amador Principiante; além da Aberta Laço de Bezerro cronometrado. E na Pista 3, com as provas de Working Cow Horse Aberta nas categorias Junior/Senior/Amador e Master, além da Jovem, Jovem Principiante e Amador Principiante. O evento segue até domingo (21) com entrada franca.

 

Fonte: ABQM.


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *