Ecologia Industrial e Embrapa Agroenergia

Compartilhar

A Embrapa Agroenergia realiza dia 2 de julho  a palestra “Ecologia Industrial” que faz parte do tradicional Ciclo de Seminários da Unidade. O professor Armando Caldeira-Pires da Universidade de Brasília (UnB) é o convidado para abordar esse tema.  A palestra esta prevista das 10h às 12h no Auditório  da Unidade, em Brasília.

 

A estrutura teórica da Ecologia Industrial integra conceitos e ferramentas para a otimização dos setores produtivos através de mecanismos que minimizem o uso de recursos, com o aumento da eficiência da utilização das substancias e materiais.

 

Estes mecanismos incluem o reuso e a reciclagem de materiais, uso em cascata dos fluxos energéticos, reaproveitamento de água, garantindo uma minimização dos resíduos provenientes da atividade industrial e indicando uma maior integração  entre a indústria e o ecossistema. 

 

A Ecologia Industrial almeja aproximar o funcionamento dos Modelos Industriais aos Modelos Naturais, onde o fluxo de matéria e de energia circula num circuito quase inteiramente fechado. Estes princípios são abordados dentro da proposta dos projetos que a Embrapa Agroenergia desenvolve, pois trabalha com a substituição de tecnologias tradicionais por novas tecnologias mais limpas, salienta o pesquisador da Embrapa Agroenergia, Gilmar Santos.

 

O conceito fundamental é o da Simbiose Industrial, o qual associado a outras  ferramentas, a exemplo da Avaliação do Ciclo de Vida,  Análise de Fluxo de Material,  Contabilidade Verde,  Prevenção de Poluição e Produção mais Limpa,  permite implementar os novos modelos tecnológicos relacionados à Química Verde.

Anuncio congado imagem

 

 “Aqui na Embrapa, estamos trabalhando com Avaliação do Ciclo de Vida, uma das ferramentas para implantação da Ecologia Industrial. Nesta palestra, teremos a oportunidade de ouvir o professor Armando que é um dos especialistas que o Brasil tem nesta área”, enfatiza Santos. 

 

Caldeira-Pires é professor do Departamento de Engenharia Química da UnB e desenvolve seus trabalhos em bioenergia, gestão ambiental de produtos e processos produtivos, ecologia industrial, avaliação do ciclo de vida, análise de fluxo de material e gestão de C&T, utilizando ferramentas como o GaBi, LANCA (Land Use LCA) e  a base de inventários da Plataforma Internacional de LCA-ILCD.

 

Fonte: Embrapa Agroenergia


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *