Ecologia Industrial e Embrapa Agroenergia

Compartilhar

A Embrapa Agroenergia realiza dia 2 de julho  a palestra “Ecologia Industrial” que faz parte do tradicional Ciclo de Seminários da Unidade. O professor Armando Caldeira-Pires da Universidade de Brasília (UnB) é o convidado para abordar esse tema.  A palestra esta prevista das 10h às 12h no Auditório  da Unidade, em Brasília.

 

A estrutura teórica da Ecologia Industrial integra conceitos e ferramentas para a otimização dos setores produtivos através de mecanismos que minimizem o uso de recursos, com o aumento da eficiência da utilização das substancias e materiais.

 

Estes mecanismos incluem o reuso e a reciclagem de materiais, uso em cascata dos fluxos energéticos, reaproveitamento de água, garantindo uma minimização dos resíduos provenientes da atividade industrial e indicando uma maior integração  entre a indústria e o ecossistema. 

 

A Ecologia Industrial almeja aproximar o funcionamento dos Modelos Industriais aos Modelos Naturais, onde o fluxo de matéria e de energia circula num circuito quase inteiramente fechado. Estes princípios são abordados dentro da proposta dos projetos que a Embrapa Agroenergia desenvolve, pois trabalha com a substituição de tecnologias tradicionais por novas tecnologias mais limpas, salienta o pesquisador da Embrapa Agroenergia, Gilmar Santos.

 

O conceito fundamental é o da Simbiose Industrial, o qual associado a outras  ferramentas, a exemplo da Avaliação do Ciclo de Vida,  Análise de Fluxo de Material,  Contabilidade Verde,  Prevenção de Poluição e Produção mais Limpa,  permite implementar os novos modelos tecnológicos relacionados à Química Verde.


 

 “Aqui na Embrapa, estamos trabalhando com Avaliação do Ciclo de Vida, uma das ferramentas para implantação da Ecologia Industrial. Nesta palestra, teremos a oportunidade de ouvir o professor Armando que é um dos especialistas que o Brasil tem nesta área”, enfatiza Santos. 

 

Caldeira-Pires é professor do Departamento de Engenharia Química da UnB e desenvolve seus trabalhos em bioenergia, gestão ambiental de produtos e processos produtivos, ecologia industrial, avaliação do ciclo de vida, análise de fluxo de material e gestão de C&T, utilizando ferramentas como o GaBi, LANCA (Land Use LCA) e  a base de inventários da Plataforma Internacional de LCA-ILCD.

 

Fonte: Embrapa Agroenergia


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
error: Conteúdo protegido!
%d blogueiros gostam disto: