Viola caipira vem conquistando a música erudita
Instrumento faz parte da Orquestra Filarmônica da USP em Ribeirão Preto. Interesse fez a viola ganhar as salas de aula.
Parece uma classe como outra qualquer, mas olhando bem descobrimos que as anotações são feitas em partituras.
É preciso ficar de olho nas notas musicais na aula sobre Villa Lobos, um dos maiores compositores do Brasil.
A parte teórica reúne estudantes de vários instrumentos no curso de música, mas não é difícil descobrir quem são os alunos de viola caipira. O chapéu mostra o orgulho de quem faz parte do primeiro curso de bacharelado em viola caipira do Brasil.
Depois da teoria, vem a prática. É hora da viola caipira desfilar pelo campus rumo à outra sala de aula.
Quando os dedos começam a correr as cordas, todos parecem profissionais. E na verdade eles são. Gilliard Fenerich e Guilherme Tenório já tocavam e compunham, mas procuraram a universidade para o aprimoramento das técnicas.
Desde que o curso começou em 2005, cinco alunos já se formaram bacharéis em viola caipira.
A viola que entrou na faculdade há oito anos provocou uma revolução nada silenciosa. Depois de conquistar os estudantes de música, foi convidada para integrar a Orquestra Filarmônica da USP de Ribeirão Preto e mostrou para o violoncelo, para a flauta e para o elegante violino a riqueza do repertório caipira.
No ensaio, uma música composta pelo professor especialmente para os solos da viola caipira chama a atenção. O desafio agora é encontrar músicas eruditas que se encaixem com o instrumento.
Fonte: Globo Rural
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (
clique aqui
), (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
Telegram Pecuária (
clique aqui
)
,
Telegram Agricultura (
clique aqui
)
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!