Soja acumula alta de até 2,8% no mês de junho
De acordo com os pesquisadores do Cepea, alta do dólar favoreceu cotações em um cenário de liquidez reduzida.
Os preços internos da soja em grão estão em alta e se aproximam do maior patamar deste ano. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (29/6) pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
O indicador Esalq/BM&FBovespa, com base no Porto de Paranaguá (PR), acumula elevação de 2,81% neste mês, até a última sexta-feira (26/6). A saca encerrou a semana passada cotada a R$ 69,81. O indicador Cepea/Esalq, com base na média dos negócios no estado do Paraná, tem alta de 2,24% no período. Na sexta-feira, a cotação chegou a R$ 64,37 a saca de 60 quilos.
“O movimento é impulsionado pela valorização do dólar, pelo bom ritmo das exportações brasileiras e pelos reajustes na Bolsa de Chicago em função do clima desfavorável ao cultivo nos Estados Unidos”, informa a instituição.
No entanto, de acordo com os pesquisadores, as cotações sobem em um cenário de liquidez menor. Vendedores estão à espera de novas altas e compradores dizem que as margens foram reduzidas, já que os derivados não têm acompanhado a alta do grão. Quanto aos exportadores, a retração se dá porque já há volumes elevados nos portos.
Fonte: Globo Rural.

