Exportação brasileira de frango cresce 3,7% em abril

Compartilhar

Volume embarcado de carne no quarto mês do ano chegou a 352,1 mil toneladas; número é recorde para o período.

 

A exportação brasileira de carne de frango alcançou em abril a marca de 352,1 mil toneladas, 3,7% a mais se comparada ao mesmo período do ano passado, recorde para o mês, segundo revela o último levantamento realizado pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Contudo, em receita, a associação aponta que em abril houve uma queda de 9,8% em relação ao mesmo mês de 2013. No período, foram arrecadados US$ 694,3 milhões.

 

Na somatória dos quatro primeiros meses do ano, o volume exportado de produtos in natura, cortes industrializados e carne salgada somou 1,26 milhão de toneladas, 1,5% a mais se comparado ao mesmo período de 2013. Mas em receita, a ABPA registrou queda de 11%, com um total de US$ 2,39 bilhões. Para Francisco Turra, presidente da associação, o aumento no volume de exportação confirma o comportamento de crescimento moderado do comércio internacional, situação já prevista pela ABPA.

 

Segundo ele, o fato do Brasil ter um status sanitário livre de influenza aviária, favoreceu o crescimento das exportações brasileiras de carne de frango. Em relação à queda da receita nas exportações, Turra explica que a desvalorização do dólar frente ao real e a dificuldade em colocar bons preços no mercado do Oriente Médio foram fatores que contribuíram para a redução no movimento financeiro.

 

Turra completa que toda a cadeia produtiva está precisando de um preço melhor pago pelo produto, já que a margem de lucro não tem sido suficiente tanto para os produtores, quanto para as indústrias. “Precisamos de um quadro mais favorável para o setor produtivo”, salienta. Porém, ele destaca que o número de alojamentos está baixo, o que pode elevar os preços.

Anuncio congado imagem

 

Para este ano, Turra espera um aumento no volume das exportações, o que deverá melhorar a receita do setor. Outro fator que emperra a rentabilidade do setor produtivo, na opinião do dirigente, são os altos preços dos grãos, principalmente o milho e a soja, utilizados como fonte de alimento para os animais. A quebra de safra nas principais regiões produtoras manteve os preços das commodities em alta. O presidente da ABPA afirma que o setor avícola terá um alívio assim que os preços dos grãos voltarem à normalidade.

 

Balanço:

 O Brasil é um dos maiores produtores de carne de frango do mundo. Só no ano passado, de acordo com dados da ABPA, foram produzidas no País 13,308 milhões de toneladas, mesmo com o volume 2,6% menor se comparado a 2012. Para 2014, segundo estimativas divulgadas em janeiro deste ano pela entidade, a produção deverá passar de 12,7 milhões de toneladas. No ano passado, 32% da produção brasileira de carne de frango foi destinada ao mercado externo. Em 2013 foram exportadas 3,89 milhões de toneladas.

 

Fonte: Folha Web. Autor: Ricardo Maia.


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *