Frango, ovo, milho e inflação em fevereiro de 2014

Em fevereiro, frango e milho voltaram a trocar de posição. Neste caso, na evolução relativa de preços a partir da implantação do real, quase 20 anos atrás.

 

Publicidade

No primeiro mês de 2014 e partindo de um índice-base igual a 100 em agosto de 1994, o frango acumulava evolução de preço equivalente a 408,33 pontos percentuais, enquanto o milho ficava em 361,36 pontos percentuais. Um mês depois, fevereiro passado, o preço do frango recuou para 388,33 pontos percentuais (queda próxima de 5% no mês), enquanto o do milho subiu para 421,67 pontos percentuais (alta de 16,7%).

 

Mas as perdas do frango não param aí. Há um ano, em fevereiro de 2013, alcançou preço 23% superior ao de fevereiro passado, ficando a apenas 27,5 pontos percentuais da inflação (IGP-DI) até então acumulada. Agora, a diferença anda próxima dos 150 pontos percentuais.

 

Bem pior, no entanto, continua sendo a situação do ovo – a despeito da boa recuperação experimentada de janeiro para fevereiro. Pois seu preço, no mês passado, ficou quase 14% aquém do registrado um ano antes, o que fez com que continuasse grande a distância do produto em relação à inflação acumulada no período. Assim, para uma inflação de mais de 437% em quase 20 anos, o preço do ovo evoluiu 191%. Se encontra, portanto, perto de 250 pontos percentuais aquém da inflação.

 

Fonte: Avisite.

Equipe Agron

Published by
Equipe Agron

Recent Posts

Comunicação Química entre Plantas e Insetos: O Segredo da Sobrevivência

Descubra como a comunicação química entre plantas e insetos molda a natureza. Conheça as estratégias…

1 hora ago

Confinamento de bovinos dispara e projeta 10 milhões de cabeças

O confinamento de bovinos cresceu 16% no Brasil, atingindo 9,25 milhões de cabeças. Saiba por…

2 horas ago

Previsão do Tempo para Agricultura: Lucro ou Prejuízo em 2026?

A previsão do tempo para agricultura indica transição para El Niño em 2026. Veja como…

5 horas ago

Morte de vacas por manga: Por que frutas no pasto são perigosas?

A morte de vacas por manga ocorre devido à acidose e ao timpanismo. Entenda os…

5 horas ago

Soja em Mato Grosso do Sul: Prejuízo milionário em 640 mil hectares

A estiagem severa castiga a soja em Mato Grosso do Sul, atingindo 640 mil hectares.…

7 horas ago

Previsão do Tempo 2026: 5 alertas cruciais para o agronegócio

A previsão do tempo 2026 traz surpresas: La Niña inexistente, neutralidade climática e a ameaça…

8 horas ago

This website uses cookies.