Chuva derruba perspectiva de produção da soja
Chuva derruba perspectiva de produção da soja na região de Lucas.
Soja plantio fase para colheita 3 2014 – Norte MT ( Só Notícias) / Produtores da região de Lucas do Rio Verde, no Médio-Norte, estão temerosos quanto a produção da soja por hectare, nesta safra, em decorrência das chuvas dos últimos dias. Presidente da Fundação Rio Verde e também agricultor, Joci Piccini afirmou que a previsão inicial era de até 5 sacas a mais em relação à safra passada, no entanto, se o mau tempo persistir, essa projeção deve diminuir.
Na região o Institito Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) estima, em média, 55 sacas por hectare, a maior expectativa do Estado. Joci afirmou ao Só Notícias/Agronotícias que “até a última quinta-feira (13), se falava em um acréscimo de até 10% na produtividade, algo em torno de 5 sacas a mais, por hectare. Depois dessa chuvarada toda, vamos esperar um pouco para fazer uma previsão, porém acredito que conseguirmos a mesma produtividade da safra passada já estará bom de mais”.
O agricultor relatou que o momento é de angústia. “Hoje não temos certeza do que teremos pela frente nos próximos dias. Até este momento o prejuízo ainda não está acentuado. Se neste final de semana o tempo abrir e os produtores conseguirem colocar as máquinas nas lavouras as perdas não serão muitas. Eu particularmente moro no Mato Grosso desde 1980 e nunca tinha visto tanta água nas lavouras. Se não parar de chover nos próximos dias, nós vamos ter muitos problemas”, acrescentou. Um dos últimos balanços aponta que em Lucas do Rio Verde, dos pouco mais de 240 mil hectares cultivados, cerca de 25% já foram colhidos.
Fonte: Agronotícias.

