Produção de cafés diferenciados

Compartilhar

Cerrado Mineiro é destaque na produção de cafés diferenciados.

 

Conquista da Denominação de Origem – DO é fruto de características naturais da região aliadas a tecnologia usada de forma sustentável.

 

Composta por 55 municípios localizados no noroeste do Estado de Minas Gerais, a Região do Cerrado Mineiro, até então reconhecida por obter a primeira Indicação de Procedência – IP para café no Brasil conquistou, recentemente, a primeira DO para café no país.

 

O novo registro, de Denominação de Origem, concedido pelo Inpi, vai além das características do território. Ele valoriza e diferencia ainda mais o produto. Para se conquistar uma DO é preciso comprovar que o café produzido naquela região é único, possui características que somente podem ser obtidas naquele local. Isso envolve não somente fatores naturais como clima, solo, relevo e altitude, mas também fatores humanos. A soma desses fatores forma o “saber fazer”, que distingue o produto daquela região.

 

As tecnologias empregadas na produção do café da Região do Cerrado Mineiro foram determinantes para viabilizar a cafeicultura no local e até hoje continuam influenciando diretamente o “saber fazer” e as características do produto. Para cumprir o desafio de produzir cafés de qualidade no Cerrado, as instituições do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, juntaram esforços em projetos multidisciplinares e desenvolveram tecnologias inovadoras para essa região, caracterizadas por estiagens prolongadas e solos de baixa fertilidade.

Anuncio congado imagem

 

Dentre as principais tecnologias utilizadas nesse sistema produtivo destacam-se a correção do solo, adubação, irrigação e cultivares.

 

Fonte: Consórcio Pesquisa Café.


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *