Produção de soja deve diminuir 10% em GO
Produção de soja deve diminuir 10% devido à falta de chuvas em Goiás.
A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) estima que a falta de chuva já tenha resultado na perda de 10% da produção de soja do Estado. Desde o final do ano passado as chuvas estão muito irregulares e várias regiões já enfrentam prejuízos com a estiagem. Conforme levantamento da Faeg, as regiões Sudoeste e Sul são as mais afetadas. As chuvas vêm ocorrendo em manchas esparsas, mas em média as precipitações não ocorrem significativamente há 20 dias.
Em propriedades próximas a Jataí, os produtores já contabilizam 28 dias de seca. Na estrada de ferro a estiagem já chega há 15 dias contra dez na região Centro-Norte de Goiás. Além da falta de precipitações, os produtores também voltam suas atenções para a presença da lagarta Helicoverpa armigera.
A praga tem impactando nos custos de produção e na produtividade de soja. Além disso, a proliferação da Helicoverpa armigera levou o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a decretar situação de emergência fitossanitária no Estado, em novembro de 2013. Em Goiás, cerca de três milhões de hectares foram destinados para o cultivo da soja na safra 2013/14 com produção estimada, anteriormente, em 9,5 milhões de toneladas.
Fonte: Lucas Rivas.

