Plantio de soja avança para 82 % da área prevista

Compartilhar

Soja: Plantio avança para 82% da área prevista no Rio Grande do Sul.

 

Soja – O plantio atinge nesta semana 82% da área prevista para este ano. Esse percentual seria maior, conforme desejo do produtor, não fosse o excesso de umidade em algumas áreas do Norte e Nordeste do Estado. Mesmo assim, evolui de forma satisfatória e se coloca dentro da média dos últimos anos.

 

O desenvolvimento inicial da cultura é considerado, por técnicos e produtores, como muito bom, havendo pouca incidência de pragas e doenças, não tendo necessidade de um maior controle. A preocupação dos agricultores no momento é com a possibilidade de ataque da lagarta da Helicoverpa armigera e seus possíveis danos à produção.

 

Nesse sentido, técnicos da Emater/RS-Ascar estão monitorando as armadilhas já instaladas e coletando lagartas e enviando para análise em laboratório. Milho – O clima vem favorecendo o bom desenvolvimento da cultura. Calor, luminosidade e a umidade presente no solo dão plenas condições para tanto, apontando para uma boa produtividade na grande maioria dos casos.

 

A pouca incidência de lagarta do cartucho ou outras pragas e moléstias também contribui para esse cenário até o momento. A cultura encontra-se com 87% de sua área já semeada em âmbito estadual, com 36% em desenvolvimento vegetativo, 39% em floração e 22% em fase de formação de grão.

Anuncio congado imagem

 

As lavouras estão sendo conduzidas com alta tecnologia, principalmente com sementes de alta qualidade e altas doses de fertilizantes, principalmente de nitrogenados. Não constatamos presença de pragas e doenças que possam comprometer a produtividade do milho.

 

Fonte: Emater/RS.


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *