Produção de carne de frango deve subir

Compartilhar

Produção de carne de frango no Brasil deve subir 4% em 2014.

 

A boa demanda interna em ano de Copa do Mundo no Brasil deve impulsionar o crescimento da produção de carne de frango em 2014 em ritmo superior ao das vendas externas, estimou a associação que reúne a indústria nesta segunda-feira.

 

A previsão é que a produção de carne de frango suba 4 por cento em 2014 sobre a produção estimada de 12,3 milhões de toneladas em 2013. Já as exportações devem crescer entre 2 a 2,5 por cento em 2014.

 

“O crescimento da produção deverá se descolar das exportações, diante da possibilidade de um aquecimento do mercado interno com os grandes eventos internacionais”, disse o presidente o presidente da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra.

 

A expectativa é que políticas de governo voltadas para o abastecimento interno durante a Copa favoreçam o consumo de produtos avícolas dentro do Brasil, com a produção voltando aos níveis de 2012, depois de recuar cerca de 3 por cento este ano, disse Turra.

Anuncio congado imagem

 

“Devemos ter um crescimento constante, seguro, mas sem otimismo excessivo.”

 

O recorde na produção anual de carne de frango foi registrado em 2011, quando atingiu 13 milhões de toneladas.

 

EXPORTAÇÃO EM NOVEMBRO:

As exportações de carne de frango do Brasil saltaram 11,4 por cento em novembro, para 347,7 mil toneladas, ante o mesmo mês do ano passado, em meio à demanda mais firme típica do segundo semestre, apontou a entidade que reúne a indústria.

 

O aumento também reflete a realização de embarques residuais de produtos que não puderam ser exportados em setembro, por conta de chuvas que interromperam operações em portos de Santa Catarina e Paraná.

 

A receita com os embarques no mês avançou 3,9 por cento na comparação anual, somando 678,7 milhões de dólares.

 

Os números da Ubabef incluem vendas externas de carne in natura, congelada e de miúdos.

 

A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) informou também nesta segunda-feira que as vendas somente de carne de frango in natura cresceram 12,7 por cento, somando 315 mil toneladas.

 

ACUMULADO:

No período entre janeiro e novembro, as exportações totais de carne de frango ficaram praticamente estáveis em relação ao mesmo período do ano passado, somando 3,57 milhões de toneladas, disse a Ubabef.

 

A receita no período acumulado até novembro avançou 5,2 por cento, somando 7,35 bilhões de dólares.

 

Com isso, a Ubabef prevê que o total exportado neste ano deva ser equivalente ao volume embarcado no ano passado, de 3,9 milhões de toneladas. Já a receita deve subir 4 por cento em relação ao ano passado, alcançando 8 bilhões de dólares.

 

Fonte: Fabíola Gomes/ Reuters.


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *