Soja tem dia de alta em Chicago
O mercado futuro de soja na Bolsa de Chicago fechou o pregão da quinta-feira (15) com forte alta que chegou a 26 pontos no contrato de novembro, principal mês referencial para a nova safra norte-americana, indicou análise diária de Agrinvestor/SojaNews.
Algumas áreas da soja dos EUA estão sofrendo com estiagens e não há previsão de chuvas boas para os próximos dias, incluindo partes dos estados de Iowa e Illinois, os dois principais produtores, indica SojaNews.
Paralelamente, dados oficiais mostram que aumentou o tamanho da área que os produtores não conseguiram plantar este ano, desde o atraso inicial provocado por clima muito chuvoso em maio e junho. Além disso, cinco estados estão com lavouras sujeitas a riscos de perdas por eventuais geadas precoces, pois estão com estágio de desenvolvimento atrasado por terem sido plantadas tardiamente, pontua Agrinvestor.
A mudança no sentimento do mercado provocou a entrada forte de fundos e especuladores na ponta compradora desde o início da semana, o que ajuda a realimentar a alta das cotações.
No Brasil, o mercado de câmbio encerrou o dia em alta de 0,6%, com o dólar comercial cotado a R$ 2,337 para compra e R$ 2,339 para venda, níveis mais altos desde março de 2009.
Fonte: Agrodebate.

