PR: Gelo atingiu em cheio áreas em floração

Compartilhar

As lavouras de trigo mais prejudicadas pela geada foram as que se encontravam em fase de floração ou frutificação. Cerca de 320 mil hectares ficaram expostos às geadas mais fortes, e outros 170 mil hectares foram atingidos pelas geadas moderadas, avaliam os técnicos da Secretaria Estadual da Agricultura.

 

Os agricultores estão medindo prejuízos. Em Foz do Iguaçu (Oeste), o agrônomo Roberto Sgarbossa, que monitora 500 hectares, conta que o plantio foi programado para suportar geada em junho e não em julho. “Em 2012 sofremos perdas de 10%, mas neste ano calculamos quebra de 90%, se não de todo o cultivo”, aponta.

 

No Norte, o gerente técnico da cooperativa Integrada, Irineu Baptista, estima que 60% de 80 mil hectares de trigo foram afetados. “O trigo que seria colhido agora em agosto foi extremamente prejudicado”, avalia. Ainda contabilizando as perdas, o produtor Gilberto Peruzi acredita ser difícil salvar alguma coisa dos 677 hectares de trigo plantados na região de Londrina. “Uma parte tinha seguro, mas o prejuízo será grande. A expectativa era muito boa, agora, é roçar tudo e esperar para plantar soja.”

 

Fonte: Gazeta do Povo.


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *