Lavouras dos EUA têm leve piora em condições

Compartilhar

Com o plantio da soja nos Estados Unidos já encerrado, 65% das lavouras encontram-se em boas condições, demonstra novo relatório do Departamento de Agricultura daquele país (USDA, na sigla em ingles). Uma semana antes eram 67%r. Outros 8% estão ruins ou muito ruins, ante 7% na semana anterior, revelando uma leve piora no período.

 

O departamento estimou em 92,26 milhões de toneladas a safra de soja daquele país para a temporada 2013/14. O número representa um recorde para a safra que ainda será colhida e supera a temporada 2012/13, quando foram 82,06 milhões de toneladas.

 

A área será de 30.80 milhões de hectares, com produtividade estimada em 2.99 toneladas por hectare. Mas para o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho no Brasil (Aprosoja Brasil), Glauber Silveira, o país deve registrar recuo na produção, mesmo com o próprio USDA ainda não mencionando em seus relatórios os problemas enfrentados nos campos norte-americanos.

 

“O atraso [no plantio] significa perda de potencial produtivo, mas o interessante é que o USDA não leva isso em consideração”, afirmou Silveira.

 

A fala do dirigente é uma alusão à semeadura realizada tardiamente nos Estados Unidos, motivada pela primavera mais úmida dos últimos anos.

Anuncio congado imagem

 

“Acho otimismo demais dizer que a produtividade será uma das maiores da história. Ainda mais que o clima não está muito positivo e em algumas regiões não chove há 20 dias”, avaliou Glauber Silveira. O mato-grossense participa de uma visita às regiões produtoras do país em um projeto desenvolvido pela Aprosoja Brasil.

 

Fonte: Agro Debate.


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *