PIB do setor agropecuário cresce 1,61% em janeiro - Agron Agronégocios Online

PIB do setor agropecuário cresce 1,61% em janeiro

Compartilhar

O Produto Interno Bruto (PIB) do setor agropecuário cresceu 1,61% no mês de janeiro, na comparação com dezembro de 2012, segundo levantamento da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Escola Superior de Agricultura ?Luiz de Queiroz? da Universidade de São Paulo (Esalq/USP). De forma isolada, o segmento primário da agricultura cresceu 1,81% no mês, enquanto o desempenho das atividades ligadas à pecuária foi 1,33% melhor.

 

Na agricultura, a alta é explicada pelo aumento da produção e dos preços do arroz, batata, feijão, fumo, mandioca, tomate, trigo e soja. Para esse produto, o desempenho da safra 2012/2013 é favorável, resultado influenciado pela boa produtividade das lavouras e pelos preços acima da média. Na avaliação da CNA/CEPEA, os estoques mundiais de soja, no primeiro semestre de 2013, continuam reduzidos e a demanda mundial segue firme. A perspectiva é que, após a redução de 4% na produção dos Estados Unidos e de 13% na Argentina, as safras recordes no Brasil e no Paraguai concentrem o atendimento da demanda mundial pelo grão.

 

A elevação dos preços do frango, suínos e ovos favoreceu o desempenho do segmento primário das atividades ligadas à pecuária em janeiro. No caso da bovinocultura, embora os preços tenham começado o ano em patamares inferiores aos registrados em dezembro de 2012, a expectativa é de recuperação ao longo do ano. Isso porque as perspectivas são de aquecimento do consumo no mercado interno e da demanda mundial em função da retomada do crescimento econômico.

 

 Queda ? Para as culturas do algodão, cacau, café e laranja, o cenário é de negativo em função da queda de produção e preços. No caso da laranja, a crise de 2012 não dá sinais de melhora, e muitos produtores têm optando por outras culturas. De acordo com muitos citricultores, os preços recebidos pela caixa de 40,8 quilos de laranja – R$ 6 – não cobrem os custos de produção. Os prejuízos ocasionados pela pinta-preta, cancro cítrico e greening também reforçam a decisão de desistirem da citricultura. No caso do café, a redução dos preços está relacionada ao excesso de grão no mercado mundial.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação CNA



Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!