Previsão parto éguas: Transmissor vulva

Compartilhar

Previsão parto éguas: Posição eletrônica

Previsão parto éguas: Ph colostro

Previsão parto éguas: Eletrólitos leite

Previsão parto éguas: Alteração do úbere

Previsão parto éguas: Com pedômetros


O número de fêmeas em cobertura aumenta a cada ano no Brasil, e perdas gestacionais são observadas.

Quando essas ocorrem no momento do parto, podem levar à morte do potro e da égua, bem como causar graves prejuízos econômicos.

Os potros recém-nascidos, também chamados de neonatos, são frágeis e susceptíveis às doenças. Salvar a vida de um potro, na maioria das vezes, pode ser uma questão de horas.

Veja abaixo os principais métodos descritos na literatura para prever o parto na égua, apresentando as vantagens e desvantagens de cada um.

Monitoramento da vulva

O chip é inserido nas éguas prenhas no último mês de gestação, a fim de garantir que o nascimento do potro, que normalmente ocorre de madrugada, possa ser assistido pelo médico veterinário.

Por meio dessa tecnologia é possível observar o quanto antes problemas como consistência das fezes, grau de hidratação, nistagmo (doenças nos olhos do animal), se está deglutindo o leite, se há refluxo, se urina normalmente, se os cascos estão bem formados. Além de avaliar a égua, identificar se houve sinais de traumatismo na vagina, se ela está emitindo algum sinal de dor, se foi machucada internamente.

O alerta também garante que mãe e filhote estejam em local ideal de nascimento, evitando cercas, barrancos, sujeira, lama, pois nem sempre as éguas livres em pastos estão em ambientes controlados e adequados, como cocheiras maternidades.

Há um sistema de monitoramento (Foal Alert®), em que um transmissor é suturado na vulva da égua próximo à data prevista para o parto, e a abertura dos lábios vulvares pela insinuação dos membros do feto, pela vesícula amniótica ou as contrações abdominais serão capazes de desconectar o imã do transdutor suturado na vulva, ativando, assim, o alarme.

O procedimento para sutura do transdutor na vulva é simples e pode ser realizado com bloqueio anestésico local. O transdutor é ancorado por três pontos simples separados na junção mucocutânea vulvar esquerda enquanto do lado direito um único ponto simples é realizado para fixar o ímã que ficará conectado ao transdutor.

O discador automático poderá ser configurado para até quatro números de telefone para realizar a chamada, após ser ativado pelo receptor. Uma mensagem de voz ou com números é enviada.

O alarme auxiliar que acompanha o produto deve ser fixado em um outro local, separado do receptor.

Assim, terá um alarme sonoro sendo emitido. O alcance do sinal emitido do transdutor para o receptor é de aproximadamente 365m, e para evitar interferência com o sinal, é importante que as áreas das maternidades sejam livres de barreiras, principalmente as de metal.

Há dois tipos de transmissores, o multiuso, que pode ser utilizado por até 10 vezes, desde que o ímã tenha adequado armazenamento; e o uso único. Várias éguas podem ser monitoradas ao mesmo tempo, desde que cada uma utilize um transmissor e esteja dentro do perímetro de alcance do receptor.

Como vantagens, pode-se citar o fato de este sistema não ser muito invasivo e de o sinal percorrer uma boa distância, além de poder ser utilizado um sistema de aluguel ou compartilhamento do sistema. Como desvantagens, há o custo financeiro, de aproximadamente 2.200 dólares um sistema completo, em que o transmissor poderá ser utilizado até 10 vezes. Depois será necessário apenas trocar os transmissores. ,Há, ainda, os partos distócicos com alterações de apresentação, posição e atitude, como hidrocefalia e outras deformidades fetais, que impedirão o feto de se insinuar no canal do parto, e consequente inibição do reflexo de Fergusson.

Autor: A.B. Silva, R.A. Oliveira1


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!