Galo de Raça – Prática de Melhoramento Genético - Agron Agronégocios Online

Galo de Raça – Prática de Melhoramento Genético

Compartilhar

E agora? Já sei que para alcançar melhores resultados em minha criação de galinhas caipiras eu preciso de um bom galo de raça para fazer o cruzamento entre as aves.

O problema é: Como, de fato, eu devo fazer um programa de melhoramento genético em minha criação de galinhas?

E para tentar esclarecer um pouquinho sobre esse tema, resolvemos mostrar algumas aplicações simples que possam ser feitas aí mesmo na sua propriedade.

Quero mostrar, de forma simplificada, algumas aplicações práticas que possam ser feitas nas pequenas e médias propriedades, de modo que todo avicultor familiar possa adotar em seu plantel de galinhas caipiras com o objetivo de maximizar os resultados em seu projeto de avicultura, utilizando um bom galo de raça.

Um dos fatores que tem tornado a avicultura industrial brasileira uma potencia no mundo, está ligada diretamente com estudos desenvolvidos no campo da genética.


E para que os pequenos avicultores familiares alcancem resultados satisfatórios na criação de galinhas caipiras, é fundamental adotar algumas práticas que podem fazer a diferença para obter uma ave mais precoce, com melhor conversão alimentar e com um maior rendimento de carcaça.

Agora é só escolher as raças que mais se adaptam ao seu objetivo de criação e, com isso, formar as famílias entre as mesmas. Para facilitar a compreensão de como selecionar as aves para formação do plantel de galinhas caipiras na sua avicultura, segue um exemplo de como deve ser feito o acasalamento entre o galo de raça e as galinhas caipiras que você escolheu.

CRUZAMENTOS ENTRE GALO DE RAÇA PURA X GALINHA HÍBRIDA

Entre todas as raças de galinhas híbridas apresentadas no GUIA, é possível fazer um acasalamento para obtenção de aves com aptidões para ganho de peso e postura de ovos tipo caipira.

Se o seu objetivo for criar aves para abate, deve-se evitar o cruzamento entre galo de raça pura com galinhas híbridas exclusivas para postura.

CRUZAMENTOS ENTRE GALO DE RAÇA PURA X GALINHA PÉ DURO

O acasalamento entre galinha pé duro e galo de raça pura, não é uma boa combinação em função da baixa produtividade que essas aves apresentam, tanto de ganho de peso quanto em postura de ovos. É melhor evitar!

CRUZAMENTO ENTRE GALINHA DE RAÇA PURA X GALO PÉ DURO

Assim como no caso citado acima, o resultado deste cruzamento não favorece as qualidades exigidas na avicultura familiar. Como eu já disse: é melhor evitar!

CRUZAMENTO ENTRE GALINHA DE RAÇA PURA X GALO HÍBRIDO

Esse esquema de acasalamento também pode trazer bons resultados de ganho de peso na criação de galinha caipira. Desde que o galo híbrido não seja de linhagem para postura.

CRUZAMENTO ENTRE GALO HÍBRIDO GALINHA HÍBRIDA

Esse é um cruzamento que também deve ser evitado, principalmente se as aves forem da mesma linhagem.

CRUZAMENTOS ENTRE RAÇAS PURAS DIFERENCIADAS

Os cruzamentos entre as diferentes raças podem ser feitos livremente. Porém, eu aconselho que você tenha um objetivo para essa finalidade.

Para obter aves pesadas, deve-se usar galo de raça pesado x galinha de raça pesada.

Para obter aves para dupla aptidão, usa-se galo de raça pesado x galinha para postura ou mista.

Nos dias atuais, em função de ter a pele amarelada e a cor da casca dos ovos na tonalidade marrom, os galos de raça de origem americana são os mais usados nos cruzamentos pra obter descendentes para a criação de galinha caipira.

CRUZAMENTO ENTRE O GALO DE RAÇA INDIO GIGANTE X GALINHAS DE RAÇA PURA E HÍBRIDAS

Com o surgimento do galo índio gigante, ave de origem brasileira, os criadores de galinhas caipiras passaram a ter no mercado um reprodutor com todas as características que qualificam a galinha caipira. São elas: Sabor de carne diferenciado, alta rusticidade, fácil adaptação em todas as regiões brasileiras e pouca plumagem.

O galo de raça índio gigante, além de ter todas essas qualidades, consegue transmitir aos seus descendentes um crescimento maior do que as aves caipiras tradicionais e, por consequencia, um ganho de peso mais acelerado.

Esta ave tem demonstrado bons resultados quando cruzado entre as raças puras americanas e hibridas em geral. Vamos valorizar o que é nosso!


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!