Recria – custo ou investimento?

Compartilhar

Não raramente costuma-se negligenciar a criação de bezerras dentro de um sistema de produção de leite, dando menos atenção a esta categoria. Na verdade, além de terem um grande peso no custo de produção, as bezerras representam o futuro do sistema, pois são a garantia de reposição e de continuidade do rebanho, além de serem resultado de cruzamentos que podem melhorar a qualidade genética do mesmo.

Na fase da desmama até o parto, as novilhas não contribuem com a renda direta da atividade leiteira. Tais custos devem ser tratados como investimentos no futuro do empreendimento. Eficiência na criação de animais jovens significa baixa morbidade, mortalidade, adequado ganho de peso e, por fim, novilhas parindo na idade ideal. O manejo inadequado dos animais nesta fase também pode levar a perdas econômicas por redução de taxas de crescimento e até por redução da vida útil das fêmeas e do rebanho como um todo.

Eficiência na criação de animais jovens: fundamental para o sistema de produção de leite.

Criar bezerras diante de tantos desafios e garantir a expressão de todo o seu potencial genético requer uma boa interação entre nutrição, ambiente e saúde do animal, e depende de um bom programa de criação. Para que o produtor obtenha sucesso nessa fase da criação de bovinos leiteiros é fundamental antecipar a “Idade ao Primeiro Parto”. Este índice é gerado pela média de idade das novilhas do rebanho no momento do primeiro parto. Novilhas parindo com a idade ideal começam sua produção de leite mais cedo, totalizando uma quantidade maior de leite produzido durante sua vida. Além disso, ficarão menos tempo gerando custos na recria.

A idade ao primeiro parto é altamente dependente dos índices da recria, já que a primeira inseminação é definida pelo peso do animal. Assim, atrasos na primeira inseminação, causados por ganho de peso insuficiente, gerarão atrasos na idade ao primeiro parto. A escrituração zootécnica é fundamental no fornecimento destes dados, já que a data de nascimento das novilhas deve ser exata.

Anuncio congado imagem

A Tabela 1 traz algumas sugestões de peso de acordo com a idade de animais de diferentes portes.

Tabela 1. Sugestões de desenvolvimento ponderal para fêmeas de reposição de raças grandes, pequenas e de animais mestiços Holandês-Zebu.

Com essas proporções, as novilhas de primeira cria terão menos propensão a partos distócicos e melhores condições de enfrentar a lactação sem desgaste físico acentuado.

A determinação da idade ao primeiro parto deve ser adequada ao sistema de produção. Sistemas de custo elevado exigem novilhas mais jovens ao parto, visando a diminuição do custo. Em sistemas de custo baixo (rebanhos menos especializados), não adianta traçar metas muito elevadas, pois, provavelmente, as novilhas terão um custo elevado para obter altos ganhos de peso.

Escrito em: 03/02/2016. Por: Patrícia Vieira Maia Médica Veterinária – Equipe Rehagro.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!