Como Montar Uma Criação De Minhocas

Compartilhar

Veja o passo a passo de como montar uma criação de minhocas e ser bem sucedido em seu empreendimento. Apesar de não ser um dos bichos mais belos da natureza, a minhoca pode ser um empreendimento de sucesso e um dos mais rentáveis no ramo de criação de animais.É verdade que tocar numa minhoca pode não ser um das sensações mais agradáveis por ser um animal pegajoso e leve, mas irá animar o criador a fazê-lo apenas em saber que a minhocultura, como é chamada a criação de minhocas, é bem rentável e com baixa concorrência no Brasil. No total, são menos de 50 criadores em todo o território nacional.

A minhocultura no Brasil é uma atividade lucrativa, porque estes pequenos animais são usados por floricultores, jardineiros e paisagistas que querem tornar o seu jardim o mais saudável possível. Além disso, eles utilizam o húmus produzido pela minhoca, que é o melhor adubo que existe. Os pescadores são compradores raros, sendo que o maior número de compradores é mesmo o de profissionais ligados à jardinagem, que são tanto amadores como os atuantes no mercado.

A minhoca é um bicho que em alguns locais pode ser considerada uma praga, uma vez que em menos de dois meses ela duplica a sua população total. Mas, essa informação serve como um grande estímulo para o criador que não precisa fazer um investimento inicial elevado em uma criação de minhocas e pode obter um bom lucro com este formato de empreendimento em menos de seis meses.

Usos Da Minhoca Na Jardinagem

A criação de minhocas é mais voltada para o ramo de jardinagem, porque este pequeno animal é muito importante para a terra. As minhocas são animais anelídeos, ou seja, seu corpo é todo formado por anéis, que enveredam na terra cavando buracos e desta forma elas melhoram a qualidade do solo. Elas vão penetrando na terra e os buracos que formam em seu caminho enquanto elas se movimentam, descompactam o terreno. Tal ato é o responsável por evitar encharcamentos no solo e também por diminuir a ocorrência de erosões, deixando o solo mais firme e saudável.

Anuncio congado imagem

Outra coisa que a minhoca faz pelo terreno é enriquecê-lo com minerais. Enquanto se alimentam de restos que estão na terra, elas não apenas limpam o terreno como também liberam seus dejetos, este último, considerado o melhor adubo natural que um jardineiro pode querer. Os restos digestivos de uma minhoca são chamados de húmus, que é um conjunto de matéria orgânica repleto de bons nutrientes que ajudam na alimentação da planta para que esta cresça mais saudável.

O húmus é repleto de cálcio, magnésio, fósforo, potássio e nitrogênio, que é tudo o que um vegetal precisa para se desenvolver bem. Jardins com minhocas são muito mais floridos que os sem a presença deste pequeno animal. A minhoca pode ser usada tanto por quem cuida de jardins como por quem cuida de hortas, pelos mesmos valores nutricionais.

Espécies De Minhocas Para A Criação E Venda

Todo animal tem uma grande variedade de raças, mas sempre existem as mais conhecidas para começar uma criação. No caso da minhocultura, as espécies de minhocas mais conhecidas são as vermelha-da-califórnia ou vermelha-híbrida (Eisenia phoetida), gigante africana (Eudrilus eugeniae), minhoca européia (Lumbricus rubelus), minhoca brava (Pheretyma hawayana), minhoca mansa (Lumbricus terrestris) e minhocoçu (Rhinodrilus alatus). Todas são extremamente adaptadas ao clima brasileiro e mantêm o seu ritmo de reprodução em qualquer lugar, desde que a estrutura em que são criadas seja propícia para tal ato.

Comece apenas com um litro de minhoca por canteiro e verá a sua criação crescer gradualmente, pois estes animais se reproduzem sem qualquer ajuda e já podem ser vendidos no mesmo período em que estão se reproduzindo sem qualquer problema. Compre as minhocas matrizes de outros minhocários para garantir a qualidade do animal e não se preocupe, pois não é preciso comprar mais matrizes.

As minhocas possuem os dois sexos, mas precisam de outra para ajudar na fecundação. Porém, a boa noticia é que não existe período ideal de reprodução, elas se reproduzem o ano todo por meio de óvulos que são expelidos na terra e com menos de 21 dias nascem novas minhocas que alcançam a sua idade adulta em dias.

Estrutura Para A Criação De Minhocas

O minhocário, como é chamado onde se faz a criação de minhocas, nada mais é que um canteiro com terra, mas com um fundo de cimento ou alvenaria, para que os animais não enveredem por terreno adentro e possam “fugir”. É semelhante a um canteiro de flores. Para começo, é recomendado que a estrutura tenha em média dois metros quadrados por canteiro e no mínimo três canteiros, não muito mais que isso.

Os canteiros devem ficar ao sol para que a terra seja aquecida e seja regada regularmente, mas de forma que as minhocas possam ser protegidas em período de chuva para que a água não encharque o solo e faça com que elas morram. Entre o início da terra e a borda do canteiro deixe ao menos meio metro de altura, o ideal para que acumule água, mas não muita, pois a terra irá absorver apenas o necessário, se não o ambiente irá virar uma pequena lagoa. De profundidade de terra, deixe apenas trinta centímetros.

O valor desta estrutura para montagem, que se comporta melhor em zona rural, deve sair em torno de R$ 3 mil, não muito mais que isso. Já está incluído no valor do investimento inicial o custo com a primeira leva de minhocas, bem como a construção e a instalação do local para começar a criação. O tempo de montagem da estrutura base também é curto, pois em menos de 20 dias tudo pode estar pronto.

Alimentação Da Criação De Minhocas

A alimentação de uma criação de minhocas é bem simples. Elas comem basicamente matéria orgânica, que são folhas secas, frutas, cascas, esterco e restos de vegetais em geral. O ideal é que se junte toda a alimentação, deixe em um balde em local seco e arejado por pelo menos uma semana para depois servir aos pequenos animais. Alimente-as sempre no início do dia e sempre vá guardando mais alimento em estocagem no seu período de repouso.

Fonte: Novo Negócio.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!