Inimigos invisíveis: Percevejos em soja

Compartilhar

Assim como nas demais culturas agrícolas, na soja o manejo de pragas é fundamental pare evitar perdas de produtividade de qualidade dos grãos. Dependendo da finalidade do cultivo, esses cuidados necessitam ser redobrados, a exemplo da produção de sementes.

Dentre as pragas de maior expressão econômica na cultura da soja os percevejos destacam-se. A praga não compromete a produtividade da soja quando incide sobre o período vegetativo da cultura, entretanto pode ser vetor de doenças virais. Embora as perdas de produtividade no período vegetativo não sejam significativas, segundo Juliano Farias, Professor da URI – Santo Ângelo, o monitoramento das áreas de cultivo nesse período é fundamental para o posicionamento de práticas de manejo no período reprodutivo.

Segundo Juliano, embora o percevejo barriga-barriga verde apresente participação significativa nos cultivos de soja, em especial a espécie Dichelops furcatus no Rio Grande do Sul e Santa Catarina e a espécie Dichelops melacanthus do Paraná ao norte brasileiro, o destaque vai para o percevejo-marrom Euschistus heros que domina o cenário nacional da produção agrícola.

Segundo Panizzi; Bueno; Silva (2012), a duração média em dias do percevejo-marrom de ovo a adulto é de aproximadamente 28,4 dias a uma temperatura média de 25°C, fato que possibilita a rápida multiplicação da praga no campo.

Os danos ocasionados na soja podem ser de ordem quantitativa e qualitativa, dependendo da intensidade do ataque e estádio do desenvolvimento da soja. Juliano destaque que quanto mais cedo ocorre o ataque dos percevejos no período reprodutivo da soja, maiores são os danos quantitativos, já quanto mais tarde o ataque dos percevejos no  período reprodutivo da soja, maiores os danos qualitativos, sendo fundamental atenção a esses principalmente se tratando da produção de sementes.

Anuncio congado imagem

Farias destaca que R3 – R4 são os períodos onde o ataque dos percevejos pode acarretar maiores danos quantitativos e consequentemente maiores perdas de produtividade, já os maiores danos qualitativos são ocasionados quando a soja é atacada pela praga em R6. Juliano enfatiza que as perdas de produtividade de soja decorrentes do ataque do percevejo-marrom em densidades populacionais de um percevejo por metro quadrado podem chegar a 1,5 sc.ha-1.

Dentre as praticas de manejo recomendadas para o controle da praga destacam-se o monitoramento da área de cultivo, esse que deve ter início ainda no período vegetativo da cultura; o controle de plantas daninhas nos períodos safra e entressafra da soja, eliminando plantas hospedeiras dos percevejos; a escolha do produto adequado para o controle da praga e cuidados com a tecnologia de aplicação dos defensivos.

Além disso, práticas como a rotação de culturas e a utilização de cultivares tolerantes podem ser alternativas sustentáveis para minimizar os danos ocasionados pela praga. Em áreas que privilegiam o sistema soja – milho safrinha, é fundamental atenção ao manejo de percevejos também nos estádios finais do desenvolvimento da soja, visando diminuir a pressão de pragas no início do desenvolvimento do milho.

Confira abaixo o vídeo com as dicas do Professor Juliano Faria

BELORETE, L.C. et al. DANOS CAUSADOS POR PERCEVEJOS (HEMIPTERA: PENTATOMIDAE) EM CINCO CULTIVARES DE SOJA (glycine max (L.) MERRILL, 1917) NO MUNICÍPIO DE ARAÇATUBA, SP. Arq. Inst. Biol., São Paulo, v.70, n.2, p.169-175, abr./jun., 2003.

PANIZZI, A. R.; BUENO, A. F.; SILVA, F. A. C. SOJA: MANEJO INTEGRADO DE INSETOS E OUTROS 336 ARTRÓPODES-PRAGA. INSETOS QUE ATACAM VAGENS. Embrapa Soja, 2012.

Fonte: Equipe Mais Soja.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!