Manejo do touro na estação de monta

Compartilhar

A estação chuvosa começou e com ela, a estação de monta. O  resultado que se espera de uma boa estação de monta é obter bezerros sadios, com uniformidade e mais pesados à desmama, gerando um bom resultado financeiro para a fazenda.

 

Para que esse resultado seja alcançado,é preciso estabelecer um manejo eficiente, desde a escolha dos touros que irão fazer a monta. É preciso buscar reprodutores em fazendas que produzam touros com avaliação genética, de preferência acompanhados por um CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção, emitido pelo Ministério da Agricultura), uma garantia de que o animal realmente é melhorador e que aumentará a produtividade da fazenda.

 

Mesmo touros com grande potencial precisam de manejo adequado, como respeitar a relação do número de vacas para cada touro para evitar desgaste desnecessário e aumentar a vida útil do animal de forma que produza por mais tempo e sempre com qualidade.

 

Para evitar o desgaste recomenda-se ainda fazer um rodízio entre os touros. No intervalo de descanso, os reprodutores devem receber nutrição e minerais adequados, garantindo que estejam em ótima forma quando retornarem à monta.

 

Outro ponto a ser destacado é o cuidado para colocar sempre touros de mesma idade no lote de vacas, uma vez que touros velhos geralmente têm dominância e podem impedir o desempenho de animais mais jovens.

Anuncio congado imagem

 

Para um melhor resultado no trabalho, recomenda-se buscar apoio técnico (veterinário ou zootecnista) qualificado.

 

Fonte: Beckhauser.


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *