Lançamento de cultivar de arroz
Lançamento de cultivar de arroz reúne pesquisadores e produtores em Arari. BRSMA 357 foi desenvolvida pela Embrapa para o Maranhão.
Em solenidade que reuniu mais de cem pessoas na Fazenda Mamão, em Arari-MA, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com o Governo do Estado do Maranhão, promoveu o lançamento da cultivar de arroz BRSMA 357, no último sábado (14). A variedade, que foi desenvolvida especialmente para o Estado do Maranhão tem uma base genética que reúne características importantes para o ambiente da Baixada Maranhense, como o baixo porte, a alta produtividade, o fácil manejo e a possibilidade de cultivo em pequenas áreas.
“Este ano a Embrapa completa 40 anos e o lançamento desta cultivar é um dos eventos que planejamos para comemorar a data. Essa comemoração, porém, não teria graça sem a participação de nossos parceiros e, por isso, quero destacar a importância das parcerias (públicas e privadas) para chegarmos até aqui”, disse a diretora-executiva de Administração e Finanças da Embrapa, Vânia Castiglionni, representando o presidente da Empresa, Maurício Lopes, na solenidade de lançamento da cultivar.
A diretora também ressaltou a participação da Embrapa Cocais –unidade da Empresa no Maranhão– no desenvolvimento da nova cultivar, junto com as unidades Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás-GO); Meio-Norte (Teresina-PI); Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF); e Produtos e Mercado (Escritório de Imperatriz-MA).
“A instalação da unidade no Maranhão começou a partir de 2009 e hoje estamos vendo frutos da aceleração de um trabalho feito a partir de um projeto conjunto”, afirmou Vânia Castiglionni, se referindo, além dos trabalhos das unidades da Empresa, às parcerias com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima) e com a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp-MA), que é vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes). “(Com essas parcerias), produtores vão ganhar em qualidade e produtividade”, afirmou a diretora.
SAGRIMA – No lançamento, que foi realizado durante a abertura da Festa da Colheita do Arroz Irrigado, realizada pelas empresas Camil e BB Mendes, a primeira produção de sementes da BRSMA 357 foi entregue simbolicamente à Sagrima, que adquiriu 100 toneladas da nova cultivar para destinar ao programa “Viva Sementes”, que tem por objetivo o desenvolvimento do agricultor familiar maranhense.
Representando a governadora Roseana Sarney, o secretário Cláudio Azevedo salientou a importância da parceria entre o governo estadual e a Embrapa.
“A Embrapa é a grande responsável por esse Brasil que hoje é altamente produtivo. Assim, eu não poderia deixar de dizer, em nome da governadora, o quanto essa parceria é importante para nós. O governo apoia a Embrapa em todos os sentidos e precisamos estreitar mais essa parceria para que a gente possa levá-la para outras regiões do Maranhão”, disse Azevedo.
PRESENÇAS – Entre outras autoridades, também estiveram presentes ao lançamento da nova cultivar o chefe-geral da Embrapa Cocais, Valdemício Ferreira de Sousa; o chefe-geral da Embrapa Arroz e Feijão, Pedro Machado; o chefe-geral da Embrapa Meio-Norte, Luiz Fernando Carvalho Leite; e o deputado federal Carlos Brandão.
DIA DE CAMPO – No dia anterior ao lançamento da nova cultivar, a Embrapa promoveu um “Dia de Campo” em Arari, no período da manhã, em parceria com a Agerp, a Sagrima, o Instituto de Agronegócios do Maranhão (Inagro), a Fazenda Mamão e as empresas Camil e BB Mendes.
O evento teve por objetivo levar produtores e visitantes para uma visita à Fazenda Mamão, onde há uma vitrine com cultivares BRSMA 357 plantadas em uma área de aproximadamente 1.000 m².
“Vendo as amostras deu para ver que é o que o Maranhão estava precisando. Aqui encontramos muitas dificuldades com o sistema de plantio das variedades e achei excelente essa semente nova, com ciclo longo. Essa variedade, como foi desenvolvida aqui, acho que se adaptou muito bem e, para nós, facilitará produzir essa variedade aqui”, disse o produtor Luís Carlos, de Vitória do Mearim-MA.
Além da visita às vitrines, os produtores também receberam informações técnicas de pesquisadores da Embrapa sobre a nova cultivar que, ajustada às condições da Baixada Maranhense, chega ao mercado com um ciclo de 140 dias entre a plantação e a colheita, prazo que cobre quase todo o período de chuvas na região.
“Eventos como esse vêm a somar, principalmente para a nossa região, que tem muita falta de informação. É fantástico (o evento) e tem que acontecer mais vezes”, disse o produtor Antônio José da Fonseca, de São Mateus-MA.
Sobre a BRSMA 357, Fonseca acredita que a cultivar chega para ajudar o produtor maranhense. “Vai ajudar muito ou até salvar a cultura do arroz no Maranhão”, afirmou.
SEMENTE BÁSICA – Em breve, a BRSMA 357 também deverá estar disponível em escala comercial, por meio dos produtores de sementes. A semente Básica poderá ser adquirida por meio do Escritório da Embrapa Produtos e Mercado, em Imperatriz-MA – EIMP.
Fonte: Embrapa Cocais.

