Embrapa Amapá tem novos gestores
O pesquisador Jorge Alberto Gazel Yared, 64, assumiu a gestão da Embrapa Amapá na última segunda-feira, 28/10, para um mandato de três anos. Em sua primeira reunião com os empregados, estagiários, bolsistas e terceirizados da instituição, Jorge Yared destacou a colaboração obtida durante a fase de elaboração da sua proposta de trabalho.
“Estive em contato com empregados de vários setores, e neste momento venho solicitar que juntos levemos em frente o compromisso que assumimos com a Diretoria da Embrapa, de continuar o processo de evolução deste centro de pesquisa”. A solenidade de posse, com a presença de empregados, autoridades, parceiros e demais convidados, será realizada em novembro, no auditório da Embrapa Amapá, em data e horário a serem divulgados.
O novo chefe da Embrapa Amapá lembrou da época em que esteve à frente da gestão da Embrapa Amazônia Oriental (Pará) e nesta condição fez parte do Comitê Assessor Externo (CAE) da Embrapa Amapá. “Esta unidade do Amapá evoluiu muito, lembro que o último Plano Diretor trouxe mudanças significativas como por exemplo a criação da linha de pesquisa em aquicultura e pesca, que hoje é uma realidade consolidada com cinco pesquisadores, estrutura física e muitas pesquisas em execução”, acrescentou Jorge Yared.
Ele destacou a importância da instituição voltar-se cada vez mais para pesquisas de geração ou adaptação de tecnologias, produtos e serviços demandados pelo estado do Amapá e estuário amazônico. “Devemos sempre dar uma resposta significativa de retorno à sociedade, sobretudo no uso da rica biodiversidade desta região. Conseguiremos isso de forma integrada com outros centros de pesquisas da Embrapa e nossos parceiros”, ressaltou Yared.
Chefes Adjuntos – Com a nova gestão, o pesquisador Ricardo Adaime da Silva passou a ser o chefe Pesquisa e Desenvolvimento e a chefia Administrativa agora é exercida pela analista Solange Moura. O analisa Joffre Kouri permanece na chefia de Transferência de Tecnologia até que seja definido o novo chefe adjunto desta área.
O chefe geral Jorge Yared reservou um momento da reunião com os empregados, para fazer um agradecimento especial aos Chefes Adjuntos que estão deixando a gestão. “Quero, de coração, agradecer a vocês. Igualmente no processo da agronomia, na gestão a gente tem que semear, cultivar e depois colher.
Nós vamos colher o que vocês semearam e cultivaram, e continuaremos semeando”, afirmou Yared, se dirigindo a Izaque Pinheiro, que deixa a chefia administrativa; Nagib Jorge Melém Junior e Eleneide Doff Sotta, que exerceram a chefia de Pesquisa e Desenvolvimento; e ao chefe geral Substituto Joffre Kouri.
Ainda na reuião, Jorge Yared agradeceu ao pesquisador Jorge Segovia, que participou do processo de seleção para chefe da Embrapa Amapá. “Sua participação, como candidato, foi muito importante. O processo aconteceu de forma madura e tranquila.
Não existem perdedores, inclusive vamos incorporar alguns pontos da sua proposta de trabalho na nossa gestão”. Jorge Segovia, por sua vez, parabenizou Jorge Yared e os novos chefes adjuntos. “O sucesso deles é o nosso sucesso, da nossa unidade de pesquisa. Estou disposto a colaborar com o engrandecimento da Embrapa Amapá”, afirmou Segovia.
Perfis dos novos gestores
Chefe Geral
Jorge Yared é engenheiro florestal e ingressou na Embrapa em 1978. Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1974), mestrado em Ciências Florestais [Esalq] pela Universidade de São Paulo (1983) e doutorado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa / Minas Gerais (1996).
Tem experiência na área de Recursos Florestais, especialmente na área de Silvicultura Tropical com ênfase nas seguintes linhas: Florestamento e Reflorestamento, silvicultura, manejo florestal e sistemas agroflorestais, possuindo mais de uma centena de publicações em autoria e co-autoria sobre essa temática.
Na Embrapa, Jorge Yared já exerceu diversos cargos de gestão, incluindo o de Chefe Geral da Embrapa Amazônia Oriental (Pará) e do Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará (Ideflor).
Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento
Ricardo Adaime da Silva possui graduação em Agronomia; mestrado em Fitotecnia (Fitossanidade) pela UFRS, doutorado em Agronomia (Entomologia Agrícola) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Pós-Doutorado no Instituto de Ecología, A.C, México. É pesquisador da Embrapa Amapá e Professor do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional, do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade Tropical (Unifap) e do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Biotecnologia (Rede Bionorte.). Foi chefe de P&D da Embrapa Amapá de 2005 a 2007.
Chefe Administrativa
Solange Maria de Oliveira Chaves Moura ingressou na Embrapa Amapá em 1990. Possui graduação em Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro de Ensino Superior do Amapá – CEAP, cursando atualmente especialização em Direito Público pela Universidade Anhanguera/Uniderp (LFG). Tem experiência na área Financeira e Contábil, atuando na área de Custos, Tributária e Fiscal da Embrapa Amapá.
Chefe de Transferência de Tecnologia
Joffre Kouri possui graduação em Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Acre (1985) e mestrado em Economia Rural [Campina Grande] pela Universidade Federal da Paraíba (1998). Atualmente é analista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos de cadeias produtivas, sistemas agrários, diagnóstico agrário e agricultura familiar e territorialidade.
Fonte: Embrapa Amapá.

