Novo módulo de curso gratuito do Sindiveg aborda aquisição, transporte e armazenamento de defensivos agrícolas em propriedades rurais

Compartilhar

O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos Para Defesa Vegetal (Sindiveg) acaba de disponibilizar o quarto módulo de sua plataforma digital de treinamentos sobre defensivos agrícolas. Essa etapa do curso aborda a aquisição, o transporte e o armazenamento de defensivos agrícolas em propriedades rurais. Quem perdeu os primeiros módulos, ainda pode realizá-los, com direito a certificado de conclusão.

A ferramenta é totalmente gratuita e pode ser acessada por todos os interessados no site http://www.sindiveg.org.br/cursos. Lançada em 2020, a plataforma já conta com mais de 10 mil pessoas cadastradas, das quais cerca de 5 mil são agricultores. Ao todo, mais de 8,4 mil certificados já foram emitidos no portal, que também inclui outro treinamento, sobre a relação entre a apicultura e a agricultura.

“Nesta etapa do treinamento sobre defensivos, elaborado por especialistas da área, o agricultor vai entender como funciona o processo e quais os cuidados necessários para realizar uma aquisição, o transporte e o armazenamento dos insumos na propriedade de maneira segura e que não traga prejuízo para o produto, para a saúde das pessoas e do meio ambiente”, destaca a diretora executiva da entidade, Eliane Kay.

Eliane explica que os defensivos são essenciais para controlar de forma eficaz os insetos, fungos e plantas daninhas que prejudicam as lavouras – problemas comuns no clima brasileiro, em qualquer estação do ano. “Essas soluções, com alta tecnologia cientificamente comprovada, auxiliam o aumento da produção alimentícia, uma demanda crescente no Brasil e no mundo.”

Foi pensando nesses benefícios que o Sindiveg desenvolveu sua plataforma de treinamentos. Os outros três módulos do curso que trata o uso correto e seguro de defensivos abordam: segurança na aplicação de insumos; tecnologias de aplicação; e prevenção e primeiros socorros no uso de defensivos. Outros módulos já estão sendo desenvolvidos, com o apoio técnico de pesquisadores acadêmicos.

Anuncio congado imagem

” A educação é um dos pilares mais importantes do trabalho do Sindiveg, que investe na difusão de conhecimento. Afinal, defensivos requerem cuidados especiais e usá-los de forma correta e segura é benéfico para o produtor, o ambiente, as plantações e a sociedade. Com a otimização das aplicações, evita-se o desperdício e a dispersão de resíduos”, diz o presidente do sindicato, Júlio Borges Garcia.

Ainda de acordo com o dirigente, “com o controle eficaz de pragas, doenças e plantas daninhas, as lavouras estarão protegidas e terão elevada produtividade e qualidade dos alimentos para o consumo”. Para participar do treinamento à distância, basta acessar o portal http://www.sindiveg.org.br/cursos e preencher os dados de cadastro. O certificado é emitido após a conclusão de cada etapa – gratuitamente.

Colmeia Viva

Outro treinamento disponível tem como tema “Boas práticas na relação entre agricultura e apicultura”, com sete módulos: (1) agricultura, apicultura e defensivos agrícolas; (2) defensivos: práticas amigáveis às abelhas; (3) boas práticas apícolas na relação com a agricultura; (4) como aplicar defensivos sem impacto às abelhas; (4) formalização da apicultura; (6) a importância de aprender a cuidar e proteger as abelhas; e (7) aplicação terrestre: técnicas amigáveis às abelhas.

Sobre o Sindiveg

O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) representa a indústria de produtos para defesa vegetal no Brasil há 80 anos. Reúne 27 associadas, distribuídas pelos diversos Estados do País, o que representa aproximadamente 40% do setor. Com o objetivo de defender, proteger e fomentar o setor, o Sindiveg atua junto aos órgãos governamentais e entidades de classe da indústria e do agronegócio pelo benefício da cadeia nacional de produção de alimentos e matérias-primas. Entre suas principais atribuições estão as relações institucionais, com foco em um marco regulatório previsível, transparente e baseado em ciência, e a representação legitima do setor com base em dados econômicos e informações estatísticas. A entidade também atua fortemente para promover o uso correto e seguro, levando conhecimento e educação aos produtores e respeitando meio ambiente, leis e normas. Para mais informações, acesse http://www.sindiveg.org.br.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!