Linguiça: como surgiu essa delícia que virou tradição
Para Quem Tem Pressa:
A história da linguiça remonta a mais de dois mil anos, com origens em Portugal ou Roma. Inicialmente criada como uma forma de conservar a carne, ela evoluiu para se tornar um dos acompanhamentos mais tradicionais de churrascos ao redor do mundo. Conheça os diferentes tipos de linguiça, como a de frango e a de porco, e descubra os benefícios e cuidados no consumo dessa iguaria deliciosa.
A história da linguiça é fascinante e remonta a mais de dois mil anos. Sua origem é debatida, com alguns especialistas apontando Portugal e outros Roma como os primeiros lugares onde a linguiça foi criada. O que se sabe com certeza é que, no passado, ela surgiu como uma forma prática de conservar a carne. Antes da invenção da geladeira, os alimentos eram embalados em tripas e cobertos com sal, o que ajudava na preservação.
Com o tempo, os europeus descobriram que a linguiça defumada poderia durar ainda mais, o que levou ao surgimento de diversos tipos de linguiça, como as conhecemos hoje. Ao redor do mundo, existem mais de 400 tipos de linguiça, cada um com características e sabores únicos.
Embora a linguiça de frango seja considerada uma opção mais saudável devido ao seu menor teor de calorias e gordura, as linguiças de porco, como a linguiça calabresa e a linguiça toscana, também são muito populares, principalmente em churrascos. No entanto, todas as variedades de linguiça devem ser consumidas com moderação, pois são ricas em sódio e gorduras.
Seja grelhada, frita ou assada, a linguiça é o acompanhamento perfeito para uma carne suculenta no churrasco. Além disso, pode ser usada em diversas receitas, agregando sabor e tradição ao prato.
Não se sabe ao certo a origem da linguiça, alguns dizem que foi há mais de dois mil anos, em Portugal, outros em Roma. Porém, a história mais certa do surgimento da linguiça é que veio da necessidade de conservação dos alimentos. Isso mesmo! Como antigamente não existia geladeira, muitos alimentos eram misturados no sal junto com a tripa, que servia para envolvê-los, sendo utilizados como mais uma forma de proteger a carne.
Tempos depois, os europeus descobriram que se a linguiça fosse defumada duraria mais. A partir daí, começaram a surgir os vários tipos de linguiças encontradas hoje, mais de 400 tipos em todo o mundo.
A iguaria, que é fonte de minerais, ferro e proteínas, também é rica em gorduras e sódios, por isso, recomenda-se o uso moderado. As mais indicadas pelos nutricionistas são linguiças de frango, pois possuem menor quantidade de calorias e gorduras.
Há também as de porco, tipo toscana, calabresa e as defumadas, que se comparadas com as de frango possuem quantidade ainda menor de calorias. Assadas na chapa, grelhadas, fritas, nas versões lights ou tradicionais, as linguiças são o acompanhamento perfeito da carne na hora de preparar um apetitoso churrasco.
imagem:pexels
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!











