Cansados dos grandes frigoríficos, pecuaristas lançam própria indústria
Pecuaristas estão buscando alternativas aos grandes frigoríficos ao lançar sua própria indústria.
Facebook Portal Agron; Twitter Portal Agron; Grupo Whatsapp Portal Agron mantém você atualizado com as melhores matérias sobre o agronegócio brasileiro.
Veja também: Fim do diploma para Veterinários
Os produtores de gado de corte estão cada vez mais insatisfeitos com o domínio dos grandes frigoríficos, incluindo Tyson, JBS, Cargill e National Beef, que têm reivindicado seus lucros e ditado os rumos do mercado. Como resposta a essa situação, um grupo de pecuaristas uniu forças para criar sua própria indústria frigorífica chamada Sustainable Beef.
Em uma cena que ilustra essa mudança, um guindaste paira sobre um terreno empoeirado nos arredores de North Platte, Nebraska. O local, outrora uma lagoa de esgoto, agora se transformou em uma fundação em construção, marcando o futuro endereço da Sustainable Beef. Há apenas dois anos, essa área era coberta por lama e solo encharcado, mas hoje está destinada a abrigar um frigorífico que é resultado dos esforços conjuntos de fazendeiros e criadores de gado locais, que começaram a planejá-lo em 2020.
A iniciativa do Sustainable Beef é uma das poucas em sua categoria no Meio-Oeste e nas Grandes Planícies, onde produtores rurais se uniram para estabelecer suas próprias instalações de processamento de carne. O objetivo é desafiar o controle das quatro grandes empresas que dominam a indústria da carne bovina. Além do Sustainable Beef, fazendeiros em estados como Missouri, Dakota do Sul e Iowa estão em processo de criação de fábricas próprias, como é o caso da Cattlemen’s Heritage Beef Company, próxima a Council Bluffs, Iowa.
O CEO da Sustainable Beef, David Briggs, está otimista de que a instalação estará operacional até 2025. Quando estiver completamente funcional, espera-se que ela processe cerca de 1.500 cabeças de gado por dia, representando aproximadamente 1,5% da capacidade de processamento nacional, de acordo com Briggs.
“Nosso objetivo não era apenas sermos uma indústria local ou servir à comunidade”, afirmou Briggs. “Queríamos contribuir com o conceito de segurança nacional e efetivamente ser um jogador no mercado como um todo.” O negócio de criação e venda de gado tem se tornado cada vez mais desafiador para os pecuaristas e criadores, à medida que as empresas de processamento como Tyson, JBS, Cargill e National Beef expandiram sua influência. Hoje, essas quatro empresas detêm cerca de 85% do mercado de carne bovina, o que resultou em menos opções de compra para os pecuaristas e preços de venda frequentemente mais baixos.
Os proprietários da Sustainable Beef estão adotando um modelo cooperativo, estabelecendo sua própria fábrica para processar seus animais, em um esforço para oferecer uma alternativa às gigantes do setor. Ao manter a produção local e direcionar os lucros para os fazendeiros da região, eles buscam criar uma mudança significativa na indústria.
No entanto, o caminho à frente não será fácil. Experiências anteriores de fazendeiros que tentaram estabelecer suas próprias instalações de processamento de carne enfrentaram desafios logísticos e pressões do mercado, levando alguns projetos a fracassar ou a serem absorvidos pelas grandes empresas. Mesmo assim, o Sustainable Beef está obtendo um impulso significativo, contando com o apoio da gigante do varejo Walmart, que investiu no projeto e se comprometeu a adquirir e distribuir a maior parte dos produtos da nova indústria.
Enquanto o caminho é incerto, os pecuaristas por trás da Sustainable Beef estão determinados a criar uma alternativa viável às grandes empresas do setor, promovendo um sistema que valoriza a qualidade da carne e mantém a prosperidade dentro das comunidades rurais. Essa iniciativa, impulsionada pela parceria com o Walmart, poderá representar um passo significativo rumo a um mercado mais diversificado e justo para os produtores de carne bovina.
Fonte: Texto gerado por ChatGPT, um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI, com contribuições e correções adicionais do autor. Imagem principal: Depositphotos.
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!












A maior vergonha do país . Homens inteligente sendo dominados por atravessadores.levando seus lucros.Ganhos com muito trabalho.