Cachaça bate recorde de exportações em valor

Compartilhar

Cachaça bate recorde de exportações em valor. No comparativo com 2021, o crescimento foi superior a 52% em termos de receita cambial.

cachaça

Veja também: Zona rural na Rússia atinge temperatura de marte

Facebook Portal Agron; aqui você encontra todas as nossas matérias em um só lugar

O ano passado foi positivo para o mercado internacional da cachaça produzida no Brasil. Dados do Ministério da Fazenda compilados pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac) indicam que em 2022, no comparativo com 2021, as exportações do produto cresceram 52,38% em valor.

Em comunicado, o Ibrac ressalta que, dessa forma, o segmento estabeleceu um novo recorde. De acordo com o material do instituto, o valor com exportações de cachaça em 2022 foi de US$ 20,08 milhões. No ano anterior, a receita havia ficado na casa dos US$ 13 milhões.

Anuncio congado imagem

O crescimento da bebida no exterior também se deu em volume, mas em menor escala. Na comparação com o ano anterior, o aumento foi de 29,03%. A saber, em 2022 foram enviados para fora do país o total de 9,3 milhões de litros de cachaça.

Cachaça consumida em mais de 70 países

A cachaça brasileira tem, além do valor e do volume, crescido também em presença mundo afora. No decorrer do ano passado, 75 países exportaram a bebida. Os principais destinos — ao menos na parte de valores envolvidos — foram os Estados Unidos e o quarteto europeu formado por Alemanha, Portugal, França e Itália.

“Esse crescimento demonstra que estamos no caminho certo” — Carlos Lima

“Em 2022, não apenas retomamos, como superamos o balanço de 2019 e dos últimos doze anos”, afirma o diretor-executivo do Ibrac, Carlos Lima. “Quando olhamos outros destilados, ainda temos uma longa caminhada, mas esse crescimento demonstra que estamos no caminho certo e, também, o potencial que a cachaça tem no mercado internacional.”

“Um elo completo da cadeia, desde a capacitação até o início da exportação” — Paula Soares

Gerente de agronegócio da ApexBrasil, Paula Soares explica que a agência é ativa no trabalho de promover a bebida para o mercado estrangeiro. “O projeto setorial visa ampliar a base exportadora e consolidar o reconhecimento da Cachaça como um destilado brasileiro de qualidade e competitivo internacionalmente.”

“É uma integração entre diferentes serviços da agência, desenvolvidos em parceria com o setor, que formam um elo completo da cadeia, desde a capacitação até o início da exportação”, complementa Paula.

Fonte: Canal Rural. Imagem principal: Depositphotos.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!