O futuro do Agro brasileiro - Agron Agronégocios Online
agro brasileiro

O futuro do Agro brasileiro

Compartilhar

O agro brasileiro tem uma vocação exportadora.

Veja também: Plantas modificadas produzem próprio pesticida

Facebook Portal Agron; aqui você encontra todas as nossas matérias em um só lugar

Arno Schneider – Engº Agrº e pecuarista escreveu um ótimo artigo que foi publicado no site AgroNews e que reproduzido parcialmente no site agron. O texto pode ser lido na íntegra clicando no site AgroNews.

Considerando que provavelmente, em pouco mais de uma década, estaremos dobrando nossa produção de alimentos e considerando ainda, que o mercado interno já está abastecido e que essa produção adicional terá que ser exportada, urge procurar e implementar soluções ambientais, mercadológicas, e de infraestrutura de transportes, para viabilizar esse nosso potencial.


Nossas rodovias não suportarão esse adicional da produção. É urgente a necessidade de modernizar nosso sistema de transportes em todos os modais, principalmente em portos, ferrovias e hidrovias.

Somos também muito dependentes do fornecimento externo de fertilizantes. O potássio é o que mais preocupa. Temos que encontrar uma solução sustentável para explorar as imensas jazidas situadas na Amazônia, em terras indígenas. É quase uma incoerência ser o maior exportador de alimentos do mundo e permanecer nesse estado de dependência e vulnerabilidade.

O futuro do Agro brasileiro

Ambientalmente precisamos inverter nossa imagem de “devastadores” da Amazônia. Temos que resolver essa questão com ações governamentais mais eficientes.

Uma valorização da floresta em pé, maior que a floresta derrubada, também resolveria definitivamente a questão.

Nos demais aspectos ligados à sustentabilidade ambiental somos irrepreensíveis. Temos 67% do nosso território preservado e um Código Florestal mais rigoroso do mundo, que é aceito e aplicado pelos nossos produtores.

Dobrar a produção de alimentos não será difícil. Nossa área de pastagens cultivadas é mais do que o dobro das áreas agrícolas.

Não haverá nenhuma necessidade de novos desmatamentos. A produção pecuária será compensada pelos avanços tecnológicos.

Essa condição de transferência de áreas de pastagens para a agricultura com essa extensão territorial só existe no Brasil. Esse fato, somado ao avanço tecnológico, possibilitará dobrar a produção sem nenhum desmatamento.

Temos também inimigos dentro da nossa própria trincheira. Parte da população urbana e algumas entidades, tanto por desconhecimento ou por ideologia demonizam o agro.

Chego as vezes a pensar que essa turma do contra considera o sucesso do agro quase como um delito social e ambiental.

O agro é talvez o único setor que temos tecnologia para liderar mundialmente.

Além da área ambiental e de transportes existem outros setores que nos preocupam. Temos que aumentar a nossa oferta, utilizando alta tecnologia, com custos menores que a concorrência, produzindo alimentos de qualidade, baratos e saudáveis.

Qualidade e preço, com certeza, conquistarão novos mercados.

Qual o caminho? Pesquisa, inovação, competência e ousadia, ingredientes que somos muito bons.

Conquistar novos mercados passa por ações do governo, industrias e produtores. Essa mentalidade de que o Brasil não precisa procurar novos parceiros comerciais porque os países importadores não tem outras alternativas, está furada.

Precisamos ter presença com protagonismo nos fóruns e feiras internacionais.

Esse aumento na produção de alimentos impactará na mesma proporção na nossa indústria mecânica ligada ao agro, no comércio, nos serviços, no transporte e na industrialização da produção, com imenso potencial de reduzir as desigualdades sociais.

É necessário que sejamos atrativos e confiáveis em todos os aspectos.

Fonte: AgroNews. Por: Arno Schneider. Imagem principal: Depositphotos.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

2 thoughts on “O futuro do Agro brasileiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!