China aprova duas variedades transgênicas de cana do CTC - Agron Agronégocios Online
cana

China aprova duas variedades transgênicas de cana do CTC

Compartilhar

As duas variedades de cana Bt, primeiras tecnologias transgênicas em comercialização no mundo, são resistentes à broca.

Veja também: Certificação para exportar etanol brasileiro à Califórnia

Facebook Portal Agron; aqui você encontra todas as nossas matérias em um só lugar

O Ministério da Agricultura da China anunciou na sexta-feira (13) a aprovação de duas variedades de cana-de-açúcar transgênica produzidas no Brasil. A CTC20Bt e a CTC9001Bt, desenvolvidas pelo CTC (Centro de Tecnologia Canavieira), têm tecnologia 100% nacional.

“O CTC é a primeira empresa brasileira a desenvolver um produto de biotecnologia agrícola que obtém a aprovação da China. O processo de aprovação lá é extremamente rigoroso, porque a China é muito cautelosa em relação a organismos geneticamente modificados”, diz Silvia Yokoyama, diretora de Assuntos Regulatórios e Governamentais do CTC.


Segundo Silvia, o CTC conseguiu aprovar suas canas Bt em menos de quatro anos, prazo relativamente curto se comparado a de outros produtos transgênicos avaliados pelo Ministério da Agricultura chinês.

“Encaminhamos todos os documentos e análises, atendendo a todas as exigências dentro dos prazos e trabalhamos em parceria com os governos e setor produtivo”, diz Silvia.

As duas canas Bt, as primeiras canas transgênicas em comercialização no mundo, são resistentes à broca. O uso dessa tecnologia proporciona ganhos aos canaviais brasileiros por contribuir com o controle da praga que traz prejuízos anuais de R$ 5 bilhões, ao mesmo tempo que contribui com a sustentabilidade do meio ambiente.

O CTC investiu cerca de R$ 1 bilhão nos últimos anos no Programa de Biotecnologia para disponibilizar a seus cientistas laboratórios de última geração e um banco de dados com informações estratégicas sobre variedades de cana, solo, clima e produtividade de várias regiões do país.

Criado em 1969, o CTC contribuiu nestes mais de 50 anos de história para o avanço tecnológico do agronegócio nacional e a competitividade do setor sucroenergético, levando o Brasil à liderança mundial do setor, com produção sustentável de açúcar, etanol (biocombustível limpo e renovável) e bioeletricidade.

Fonte: Datagro. Imagem principal: Depositphotos/Meramente ilustrativa.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!