UE: Proteção de florestas com padrões dúbios

Compartilhar

Ambição na proteção global de florestas contrasta com negligência em casa.

florestas

Facebook Portal Agron e Grupo Whatsapp Portal Agron, mantém você atualizado com as melhores matérias sobre o agronegócio brasileiro.

Veja também: Raízes mudam de forma para ter acesso à água

Políticos europeus têm buscado proteger as florestas em países estrangeiros, mas suas ações em relação às florestas em seu próprio território têm sido questionáveis. Esse padrão duplo ameaça minar a credibilidade da União Europeia (UE) como líder ambiental e pode afetar negativamente a capacidade do bloco de impulsionar ação climática global.

Quando a atual safra de eurodeputados foi eleita em 2019, muitos pareciam conscientes da gravidade da emergência climática e prontos para agir. No entanto, após um dos meses mais quentes já registrados na Terra em 120.000 anos, parte deles tentou desmantelar um pilar central do Green Deal Europeu – o principal plano da UE para atingir a neutralidade climática até 2050, apresentado pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, há quatro anos.

Anuncio congado imagem

A Lei de Restauração da Natureza, que busca estabelecer metas obrigatórias para os estados membros restaurarem a natureza em toda a Europa, enfrentou ataques contínuos, especialmente por parte de políticos conservadores, em particular os do Partido Popular Europeu (EPP). Após uma votação dramática em 12 de julho, a lei foi aprovada, mas de forma diluída.

O que chama a atenção é a disparidade de atitudes em relação às florestas. Em maio, a UE adotou o Regulamento de Desmatamento da UE (EUDR), uma legislação pioneira que proíbe a entrada no mercado da UE de commodities associadas ao desmatamento, a menos que sejam provenientes de fontes sustentáveis. Essa legislação foi amplamente apoiada em países como Holanda, França e Bélgica.

Entretanto, os mesmos líderes que defendem a proteção das florestas no exterior têm se esforçado para minar a legislação destinada a proteger as florestas em seu próprio território. A grande maioria dos conservadores que votou a favor do EUDR votou contra a Lei de Restauração da Natureza. Além disso, o principal político da EUDR no Parlamento Europeu propôs uma alteração que reduziu drasticamente a ambição da Lei de Restauração da Natureza.

Essa hipocrisia não passa despercebida pelas organizações ambientais, que destacam a discrepância de atitudes em relação às florestas europeias e às florestas no sul global, mesmo quando a destruição de florestas primárias na Europa já ocorreu em grande escala.

A UE pode liderar a ação para proteger as florestas globalmente, como evidenciado pelo trabalho incansável de organizações como a Fern, que apoiou o EUDR. Contudo, é essencial que essa liderança seja acompanhada por ações consistentes em seu próprio território.

Os padrões duplos dos Estados membros em relação às suas próprias florestas não apenas comprometem a credibilidade internacional da UE como líder ambiental, mas também enfraquecem sua capacidade de incentivar a ação climática global. A coerência entre suas políticas internas e externas é fundamental para que a UE desempenhe um papel eficaz na preservação das florestas e no combate às mudanças climáticas.

Fonte: Texto gerado por ChatGPT, um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI, com contribuições e correções adicionais do autor. Imagem principal: Depositphotos.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!