“Wake up Call Amazônia, Já” avalia a melhoria no processo produtivo de alimentos com foco em sustentabilidade
Teve início nesta quarta-feira (01/12), em Porto Velho (RO), o fórum “Wake Up Call Amazônia, Já”, que tem como objetivo principal apresentar e discutir projetos que contribuam para a produção de alimentos na Amazônia, com foco na sustentabilidade. O evento foi realizado em formato híbrido, com transmissão online pelo canal do Fórum do Futuro, no YouTube.
A conferência faz parte das ações do projeto Biomas Tropicais, coordenado pelo Fórum do Futuro, que visa aprofundar o conhecimento científico dos ecossistemas instalados no Brasil, visando identificar os limites sustentáveis de uso dos seus recursos naturais.
Na abertura do evento, o painel “Um novo olhar sobre a Amazônia” reuniu personalidades que analisaram a visão do estado na contribuição para um desenvolvimento sustentável da bioeconomia tropical. O objetivo foi trazer ao debate a visão de Estado na agenda integrada da Ciência, da Gestão, do Planejamento e da Sociedade na Perspectiva do Desenvolvimento Sustentável da Bioeconomia Tropical.
O primeiro painel também foi marcado pela assinatura da “Carta de Porto Velho”, pelos participantes do debate, que propõe ações para o Brasil, por meio de suas instituições públicas e privadas, e da ciência e tecnologia, para o enfrentamento de três dos maiores problemas que hoje afligem a humanidade: as mudanças climáticas, o aumento da fome e da miséria, especialmente, nos países tropicais; bem como o empobrecimento das áreas rurais, e, por último, o aumento das migrações forçadas de zonas tropicais.
Confira a cobertura completa do painel: https://www.forumdofuturo.org/economia/wake-up-call-amazonia-ja-avalia-a-melhoria-no-processo-produtivo-de-alimentos-com-foco-em-sustentabilidade/
Importância da rede de pesquisa
Com a moderação do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), Evaldo Vilela, o segundo painel do evento debateu a importância do reforço da união da rede de pesquisa e lideranças científicas com a sociedade, empreendedores e produtores locais na região amazônica, a partir da temática “Superação do vale da morte tropical”.
O painel evidenciou que a parceria pode efetivar a sistematização do conhecimento disponível para ações práticas, reforçando o objetivo de continuar o legado do engenheiro agrônomo e ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli.
Confira os detalhes do debate em: https://www.forumdofuturo.org/economia/painel-debate-o-reforco-da-uniao-de-liderancas-cientificas-com-sociedade-empreendedores-e-produtores-na-regiao-amazonica/
Desenvolvimento sustentável: três casos de sucesso em Rondônia
Tema de destaque no Brasil, considerando o potencial produtivo do país, o desenvolvimento sustentável traz para a discussão conceitos e aplicações de bioeconomia e sustentabilidade que trazem resultados positivos para o estado, como foi demonstrado pelos três casos de sucesso apresentados no painel “Por um novo pacto global do alimento”.
A palestra teve participação do ex-ministro da Fazenda e do Planejamento e conselheiro do Fórum do Futuro, Paulo Haddad; do representante da empresa EDB Polióis Vegetais, César Souza; do pesquisador da Embrapa Rondônia, Enrique Alves; do especialista em piscicultura, Jerônimo Dantas e do consultor do Fórum do Futuro, José Oswaldo Siqueira.
Confira a cobertura completa em: https://www.forumdofuturo.org/sem-categoria/iniciativas-sustentaveis-sao-apresentadas-em-painel-do-evento-wake-up-call-amazonia-ja/
Ampliação de ILPFs em Rondônia
O “Impacto mínimo da produção de alimentos sobre a natureza” foi o tema debatido no quarto painel do evento, que apresentou um projeto que quer mensurar os efeitos da substituição dos sistemas tradicionais pelo de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), identificando a influência nos fatores de produção (terra, capital e trabalho).
A ideia é fazer o levantamento analítico nos municípios do estado de Rondônia para subsidiar orientações com a adoção do sistema. De acordo com as exposições dos profissionais que participaram do painel, o projeto ao seu término pretende gerar dados que se tornarão um instrumento poderoso de negociações geopolíticas, uma vez que a preocupação com o nome Brasil não é somente por ser celeiro de alimentação do mundo, mas também por ser uma potência ambiental.
Confira a cobertura completa do painel em: https://www.forumdofuturo.org/economia/impacto-minimo-da-producao-de-alimentos-sobre-a-natureza/
Segundo dia do evento
O “Wake Up Call Amazônia, Já” segue até o fim da manhã da quinta-feira, 02/12, com a reunião dos grupos técnicos, que será transmitida, ao vivo, pelo https://www.youtube.com/watch?v=ylnIunUjxgs.
Projeto Biomas Tropicais
O Projeto Biomas Tropicais é coordenado pelo Instituto Fórum do Futuro, presidido pelo Professor Alysson Paolinelli, e conta no seu núcleo central com a parceria de instituições como o CNPq, a Embrapa, a Universidade de São Paulo (ESALQ), as Universidades Federais de Lavras e Viçosa, o Centro de Gestão de Estudos estratégicos, o SEBRAE e a FGV-Agro, além de inúmeras instituições regionais em cada um dos biomas estudados. A experiência deve desenvolver alternativas para a integração da ciência, energia, natureza e alimentos, criando uma sinergia entre essas áreas e dando grande ênfase a ações sustentáveis.
A concepção do Projeto Biomas começou há oito anos e a implantação teve início em meados de 2019, no Polo Demonstrativo dos Cerrados, em Rio Verde (GO). Agora estão sendo iniciados os trabalhos na Amazônia e na Caatinga.
Mais informações em https://www.forumdofuturo.org/?projeto=biomas-tropicais.
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!











