Uso consciente dos recursos naturais deve ser tema de diálogo entre a ciência, o agro e a sociedade

Compartilhar

Os ativos ambientais e a sociedade permearam os debates do primeiro dia do evento promovido ao longo do dia 01/12, em Porto Velho (RO), no âmbito do projeto Biomas Tropicais, do Instituto Fórum do Futuro, foram o tema do início da tarde. O evento foi realizado em formato híbrido, com transmissão online pelo canal do Fórum do Futuro, no YouTube.

A discussão foi concentrada na apresentação de dois projetos de sustentabilidade: o Revegetar, que já é realizado no estado de Minas Gerais e tem como foco realizar o plantio de árvores em todas as cidades mineiras, e deverá ser também estendido à Rondônia. E o Conectividade Total, com foco em gerar impacto econômico, ambiental e social no agronegócio em escala nacional por meio de tecnologias digitais, incluindo pequenos e médios produtores.

A cobertura completa do painel pode ser acompanhada em: https://www.forumdofuturo.org/economia/responsabilidade-e-cases-praticos-do-uso-sustentavel-dos-recursos-naturais-sao-tema-de-painel-do-wake-up-call-amazonia-ja/

Desmistificando o agronegócio na Educação Básica

“O Agro para Estudantes – Ação Educacional”, também foi tema de debates no evento, com destaque para o livro “Agricultura: fatos e mitos – fundamentos para um debate racional sobre o agro brasileiro”, que foi escrito para ser usado por docentes, traduzindo temas variados e, muitas vezes desconhecidos, pelos moradores dos grandes centros urbanos, com o objetivo de dar luz à amplitude do agronegócio.

Anuncio congado imagem

No centro da discussão, os participantes falaram sobre a importância da continuidade das gerações dentro da atividade, reforçando a necessidade de mostrar para a população urbana os benefícios do agro e quais as soluções criadas para minimizar seu impacto.

A cobertura completa do painel está em: https://www.forumdofuturo.org/economia/desmistificando-o-agro-na-educacao-basica/

Mundo digital e educação: o papel da ciência na formação básica

Ciência e educação são duas áreas que caminham em conjunto e são integradas cada vez mais cedo na vida dos estudantes, que estão inseridos no mundo da tecnologia. O painel “Educação e Cultura”, fechou o primeiro dia do evento trazendo para a discussão a inserção do pensamento científico na escola básica, além de apresentar um projeto de gestão integrada dos conhecimentos e da ciência transdisciplinar que será aplicado a uma instituição de ensino em Rondônia.

Confira a cobertura completa em: https://www.forumdofuturo.org/economia/painel-do-evento-wake-up-call-amazonia-ja-promove-debate-sobre-mudancas-do-mundo-digital-e-educacao/

Café Robusta Amazônico

Ao final da programação do primeiro dia, a organização do evento convidou uma comissão local para apresentar detalhes e algumas informações sobre o chamado café Robusta Amazônico, cultivado no Estado de Rondônia e que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado de cafés especiais.

Estudos e dados apresentados demonstraram que Rondônia é um produtor de cafés robustas ou “arrobustados” – cruzamentos de cafés da espécie canéfora, variedades conilon e robusta, com predominância deste último, com alta qualidade, devido às suas características de clima, solo e seleção genética.

Esse reconhecimento, que a cafeicultura do Estado tem conquistado nos últimos anos, é reflexo da união de esforços entre produtores, instituições de pesquisa, extensão rural e órgãos governamentais. Cada um deles, construindo uma cafeicultura que vem se preparando para atender os mais diversos nichos de mercado.

Apresentação dos grupos técnicos

O segundo dia do “Wake Up Call Amazônia, Já” segue na manhã dessa quinta-feira, 02/12, com a reunião dos grupos técnicos,transmitida, ao vivo, pelo https://www.youtube.com/watch?v=ylnIunUjxgs.

Projeto Biomas Tropicais

O Projeto Biomas Tropicais é coordenado pelo Instituto Fórum do Futuro, presidido pelo Professor Alysson Paolinelli, e conta no seu núcleo central com a parceria de instituições como o CNPq, a Embrapa, a Universidade de São Paulo (ESALQ), as Universidades Federais de Lavras e Viçosa, o Centro de Gestão de Estudos estratégicos, o SEBRAE e a FGV-Agro, além de inúmeras instituições regionais em cada um dos biomas estudados. A experiência deve desenvolver alternativas para a integração da ciência, energia, natureza e alimentos, criando uma sinergia entre essas áreas e dando grande ênfase a ações sustentáveis.

A concepção do Projeto Biomas começou há oito anos e a implantação teve início em meados de 2019, no Polo Demonstrativo dos Cerrados, em Rio Verde (GO). Agora estão sendo iniciados os trabalhos na Amazônia e na Caatinga.

Mais informações em https://www.forumdofuturo.org/?projeto=biomas-tropicais.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!