Sindiveg lança novo módulo de curso on-line gratuito sobre manejo fitossanitário

Compartilhar

Iniciativa aborda as boas práticas para a gestão adequada dos cultivos agrícolas

Alinhado à constante evolução do setor de defensivos agrícolas, o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) lança em sua plataforma gratuita de treinamentos on-line o módulo “Manejo Fitossanitário”, desenvolvido em colaboração com o professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Laércio Zambolim. Este é o quarto curso oferecido, que já tem disponíveis os temas “Uso correto e seguro”, “Boas práticas na relação Agricultura e Apicultura” e “Aplicador legal”.

O novo módulo aborda ações que devem ser planejadas antes do plantio dos produtos agrícolas, visando o emprego de táticas de controle baseadas em uma estratégia focada em análises de custo/benefício, que mostrem o retorno econômico.

“O curso é de extrema importância para todos os elos do desenvolvimento agrícola nacional, como produtores, técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos, biólogos e empresários ao oferecer uma visão holística de todo o sistema produtivo e de diferentes culturas”, detalha Zambolim.

Para o professor, com mais de 50 anos de atuação no agronegócio, a iniciativa proporciona noções de preservação ambiental e produção alicerçada na qualidade dos resultados. “É o suporte perfeito para repensar, estudar e aplicar mudanças na forma de lidar com o campo, com foco no planejamento e na gestão das propriedades, pois sem esses dois fatores, não há possibilidade de sucesso, principalmente aos pequenos e médios profissionais desse mercado. A estratégia deve estar sempre em primeiro lugar”, afirma.

Em prol do futuro da agricultura

Anuncio congado imagem

Como explica o gerente de Assuntos Regulatórios do Sindiveg, Fábio Kagi, o objetivo do Sindicato em lançar o módulo leva em consideração as mudanças práticas enfrentadas pela agricultura atual: “É cada vez mais importante que a produção de alimentos reforce continuamente os preceitos de saudabilidade e sustentabilidade e que proteja a fauna e flora locais, com atenção redobrada à saúde de todos”, destaca.

Para auxiliar os produtores neste cenário, o curso oferece conteúdo para a implantação das diferentes culturas no campo ao tratar do tempo de ciclo, riscos e adversidades, condições de armazenamento, experiência e conhecimento produtivo, sustentabilidade e a importância do apoio técnico e assistência especializada. 

“Ao longo do módulo também são abordadas as características e diferenciais dos locais de plantio, como topografia, drenagem, exposição solar, problemas fitossanitários, infraestrutura, impacto ambiental e aspectos legais e regulatórios. Tudo isso para que o produtor possa, de fato, otimizar sua produção e esteja alinhado às novas diretrizes do mercado”, frisa Kagi.

O material também instrui sobre a importância do manejo integrado das pragas, ao possibilitar acesso a informações sobre processos de planejamento, prevenção, análises laboratoriais, monitoramento, gerenciamento, controle e reavaliação das ações empregadas.

“A escolha do tipo de cultura é uma decisão estratégica e crucial para o sucesso da atividade agrícola. Por isso, diversos fatores precisam ser cuidadosamente considerados antes de tomar decisões em prol da produção, como elucida esse módulo, disponível para todos os produtores e interessados no tema”, afirma o gerente.

Cursos com certificado

O Sindiveg criou a plataforma de cursos ao perceber a crescente demanda global por segurança alimentar, com o objetivo de ensinar sobre as boas práticas na aplicação de defensivos agrícolas para uma produção eficiente, segura e sustentável de alimentos. Os quatro módulos atualmente disponíveis são direcionados a agricultores, apicultores e demais elos da cadeia produtiva agrícola, que ao final do curso recebem certificados de realização.

O curso “Uso correto e seguro” aborda as “regras de ouro” para a pulverização eficiente e sustentável dos defensivos, passando também pelos processos de aquisição, transporte e armazenamento, limites máximos de resíduos, aviação agrícola e perigos de produtos ilegais.

Já o curso “Boas práticas na relação Agricultura e Apicultura” sintetiza como a agricultura brasileira possui inúmeros benefícios quando adota um tipo de manejo que preserva as abelhas e ressalta, com exemplos de ferramentas técnicas, a importância dessa relação.

O módulo “Aplicador Legal” é um treinamento focado na capacitação do trabalhador quanto ao uso correto e seguro de defensivos agrícolas e habilitação ao exercício da atividade, já que também concede o registro de aplicador de defensivos agrícolas e afins nos Órgãos de Agricultura dos Estados e do Distrito Federal, conforme previsto no Programa Nacional de Habilitação de Aplicadores de Agrotóxicos (Aplicador Legal) – oriundo do Decreto nº 10.833/2021.

Acesse o site e conheça a plataforma e todos os cursos oferecidos pelo Sindicato.

Sobre o Sindiveg

Há mais de 80 anos, o Sindiveg – Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal atua no Brasil representando o mercado de defensivos agrícolas no País, com suas 27 associadas, e dando voz legalmente à indústria de produtos de defesa vegetal em todo o território nacional. O Sindicato tem como propósito a promoção da produção agrícola de forma consciente, com o uso correto e seguro dos defensivos, bem como apoiar o setor no desenvolvimento de pesquisas e estudos científicos para o seu uso consciente, sempre respeitando as leis, a sociedade e o meio ambiente.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!