Setor florestal: saiba como aumentar a produtividade de madeira

Compartilhar

Fabrício Fernandes – Especialista em Desenvolvimento de Mercado Florestal / Vittia

A produtividade da cultura do eucalipto, em 2021, atingiu 38,9 m3/ha/ano, alcançando maiores limiares desde o ano de 2014. Isso significa que em 2021, a área total certificada no Brasil chegou a 7,37 milhões de hectares, um aumento de 8,4% em relação a 2020, e uma retomada em comparação aos patamares pré-pandemia (Ibiá, 2022).

Entretanto, devido ao aquecimento do setor florestal nos anos de 2021 e 2022, os viveiros responsáveis não estão atendendo em volume e qualidade as mudas para serem transplantadas no campo. Fato que também está atrelado à crise de 2011 sofrida pelo setor, com reduções drásticas no número de viveiros florestais existentes.

Um sistema radicular bem formado em mudas de espécies florestais é muito importante para um bom estabelecimento e desenvolvimento dessas plantas. No entanto, nem sempre isso ocorre. Novaes (1998) e Barroso et al. (2000), por exemplo, relataram a persistência de deformações radiculares em mudas de espécies florestais após o plantio. Essa persistência das deformações radiculares após o plantio pode reduzir ou atrasar o crescimento das plantas no campo, o que acarreta maiores custos com o controle de plantas daninhas e o retardamento da produção de madeira.

Uma imagem contendo girafa, em pé

Descrição gerada automaticamente

Sendo assim, mudas robustas e que apresentam maior porcentual de emissão de raízes são mais aptas a condições de estresse ambiental, garantindo maiores taxas de sobrevivência no campo (Freitas et al., 2005).

Anuncio congado imagem

Sabendo disso, em parceria com empresas do setor florestal, a Vittia desenvolveu trabalhos visando um melhor crescimento e desenvolvimento de mudas de eucalipto antes e após o transplantio, por meio do uso do inoculante Meli-X Turbo, um promotor de crescimento formulado com a bactéria Bacillus velezensis UFV 3918, que coloniza o sistema radicular da planta, atuando simultaneamente na solubilização de nutrientes, especialmente o fósforo, e na promoção de crescimento de plantas, contribuindo principalmente com o aumento do volume de raízes.

Para isso, avaliações em condições de campo foram realizadas na cultura do eucalipto na região de Pompéu/MG, 2022. O campo experimental foi desenvolvido com o plantio do clone AEC 1528 dividindo a área em Padrão Fazenda x Padrão Vittia. As amostras foram coletadas aleatoriamente e foi avaliado colo da planta (mm), parte aérea (cm), raiz (cm), peso seco da parte aérea (g) e raiz (g).

Como resultado, todos os parâmetros apresentaram ganhos estatisticamente significativos no desenvolvimento tanto radicular quanto foliar, contribuindo para o aumento na produção de madeira com apenas 41 dias após aplicação do Meli-X Turbo no tratamento das mudas antes do plantio, em relação ao Padrão Fazenda. Houve destaque para o peso seco de raiz, no qual houve um incremento de 105% em relação ao padrão, demonstrando a grande contribuição do inoculante para um melhor desenvolvimento de raízes de mudas de eucalipto pós-transplantio, o que acarretará em um melhor pegamento e estabelecimento de plantas e, por consequência, uma maior produtividade.

Gráficos comparativos

Figura 1. Colo da planta (mm) do clone AEC 1528 entre o Padrão Fazenda e Padrão Vittia, Pompéu/MG, 2022.
*Médias seguidas de mesma letra maiúscula na datas de avaliação não diferem estatisticamente entre si pelo teste T a 5% de probabilidade (R Development Core Team, 2009).
Figura 2. Parte aérea (cm) do clone AEC 1528 entre o Padrão Fazenda e Padrão Vittia, Pompéu/MG, 2022.
*Médias seguidas de mesma letra maiúscula na datas de avaliação não diferem estatisticamente entre si pelo teste T a 5% de probabilidade (R Development Core Team, 2009).

Figura 3. Raiz (cm) do clone AEC 1528 entre o Padrão Fazenda e Padrão Vittia, Pompéu/MG, 2022.
*Médias seguidas de mesma letra maiúscula na datas de avaliação não diferem estatisticamente entre si pelo teste T a 5% de probabilidade (R Development Core Team, 2009).

Figura 4. Peso seco da parte aérea (g) do clone AEC 1528 entre o Padrão Fazenda e Padrão Vittia, Pompéu/MG, 2022.
*Médias seguidas de mesma letra maiúscula na datas de avaliação não diferem estatisticamente entre si pelo teste T a 5% de probabilidade (R Development Core Team, 2009).

Figura 5. Peso seco da raiz (g) do clone AEC 1528 entre o Padrão Fazenda e Padrão Vittia, Pompéu/MG, 2022.
*Médias seguidas de mesma letra maiúscula na datas de avaliação não diferem estatisticamente entre si pelo teste T a 5% de probabilidade (R Development Core Team, 2009).


As figuras 5 e 6 (abaixo) evidenciam os ganhos tangíveis com a utilização do Meli-X Turbo no tratamento das mudas antes do plantio e nas avaliações realizadas nos dias 31/10/2022 e 21/11/2022. Isso significa melhor desenvolvimento radicular e foliar, aumentando os rendimentos na produção de madeira.

Figura 6. Amostras coletadas no campo dia 31/10/2022 no campo. A. Padrão Vittia. B. Padrão Fazenda.

Figura 7. Amostras coletadas no campo dia 21/11/2022 no campo. C. Padrão Vittia D. Padrão Fazenda.

Benefícios do Meli-X Turbo

Existem vários benefícios na aplicação do Meli-X Turbo no manejo florestal que valem a pena serem ressaltados:

  • A formulação é líquida e de fácil manuseio;
  • Apresenta amplo espectro de solubilização de fósforo do solo e outros nutrientes;
  • Devido ao metabolismo da bactéria, há várias formas de atuação que promovem o crescimento das plantas;
  • Otimiza a absorção dos fertilizantes aplicados via solo;
  • Contribui na maior absorção de água devido ao volume expressivo de raízes secundarias (indicado para regiões com déficit hídrico);
  • É um produto biológico, sem impactos no manejo florestal;
  • Aumenta a produção de madeira.

Para mais informações, acesse o site: vittia.com.br


Referências

Barroso, D.G. et al. (2000) Efeitos do recipiente sobre o desempenho pós-plantio de Eucalyptus camaldulensis e E. urophylla. Revista Árvore, v.24, p.291-296.

Freitas, T.A.S. et al. (2005) Desempenho radicular de mudas de eucalipto produzidas em diferentes recipientes e substratos. Revista Árvore, v.29, n.6, p.853-861.

Ibiá (2022) Relatório anual 2022: Ibiá. Disponível em: < https://www.iba.org/>. Acesso em: 28/11/2022.

Novaes, A.B. (1998) Avaliação morfofisiológica da qualidade de mudas de Pinus taeda L., produzidas em raiz nua e em diferentes tipos de recipientes. 1998. 118f. Tese (Doutorado em Engenharia Florestal) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!