Safra de trigo em São Paulo supera as 500 mil toneladas, valor recorde para o estado

Compartilhar

Resultado é um marco para a cadeia tritícola paulista, superando as expectativas para o ano de 2022

Seguindo a tendência de crescimento nacional da safra de trigo, São Paulo apresenta em 2022 um novo recorde de produção para o cereal, superando as 500 mil toneladas. Este número foi compilado pelo Sindicato da Indústria do Trigo de São Paulo (Sindustrigo) reunindo informações de cinco cooperativas e cerealistas do estado.

Esse número supera a projeção da última reunião da Câmara Setorial do Trigo paulista, realizada em setembro em Capão Bonito (SP). Na ocasião, era esperada uma produção de 400 mil toneladas do grão, o que já seria o recorde do estado. “Graças à união e cooperação de todo o setor, além das condições favoráveis para o desenvolvimento do cereal, conquistamos esse resultado extremamente positivo para a nossa cadeia do trigo. Isso demonstra toda a capacidade e comprometimento dos profissionais envolvidos no processo de produção do grão em São Paulo”, detalha o Presidente da Câmara Setorial, Ruy Zanardi.

Ao longo de 2022, as reuniões da Câmara Setorial estabelecerem perspectivas otimistas para a produção paulista. Porém, o resultado final obtido superou as expectativas da cadeia produtiva do estado. “Nossa projeção inicial apontava uma safra de 400 mil toneladas de trigo e o número que obtivemos foi 100 mil toneladas superior. Esse é um momento muito importante para o setor tritícola em São Paulo, pois fomenta o trabalho não só da indústria moageira, mas também das áreas de panificação, massas, bolos, que transformam o trigo em alimento para a população”, reforça Zanardi.

O cenário político e econômico mundial, marcado pelo conflito entre Rússia e Ucrânia, e a influência de fatores climáticos afetaram o mercado e a disponibilidade de trigo pelo planeta. O aumento da produção no Brasil e no estado de São Paulo, segundo o Presidente da Câmara setorial, veio num momento importante, considerando, também, a quebra da safra da Argentina em função da intensa seca enfrentada pelo país.

Anuncio congado imagem

“Nós vivemos num momento de muitas incertezas, sejam elas de disponibilidade de trigo e fertilizantes, de oscilação de preços, de interferência do clima no desenvolvimento do cereal nos países que exportam para o Brasil. Nesse sentido, o fato de estarmos ampliando o estoque de trigo nacional disponível para os moinhos é positivo”, afirma.

Mesmo com as perspectivas para 2023 ainda apontando desafios para o setor, em decorrência da instabilidade do mercado internacional, Ruy Zanardi pondera que a cadeia do trigo paulista deve se orgulhar do resultado de 2022 e trabalhar cada vez mais arduamente para seguir trazendo bons resultados nos próximos anos.

“Conseguimos lutar contra todas as adversidades desse ano e produzir mais de 500 toneladas de trigo, um marco histórico para os paulistas. Espero que esse número incentive todos os elos da cadeia a continuarem dando o seu melhor para alimentar a população de São Paulo e posicionar o estado como um importante player no cenário nacional do trigo”, conclui.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!