Parasitas em Bovinos: Como Afetam a Produtividade e o Controle Eficaz

Compartilhar

Os parasitas em bovinos representam uma das principais ameaças à saúde animal dos bovinos, impactando significativamente a produtividade e a rentabilidade da pecuária. De acordo com o médico-veterinário Renato Coser, gerente de vendas da unidade grandes animais da Syntec, “esses organismos podem ser internos, como vermes gastrointestinais, ou externos, como carrapatos e moscas, e provocam uma série de problemas que resultam em pesados prejuízos financeiros para os produtores.”

Parasitas em Bovinos: Como Afetam a Produtividade e o Controle Eficaz

Um dos efeitos mais preocupantes da infestação parasitária é a redução do ganho de peso dos animais. “O comprometimento da saúde geral devido aos parasitas compromete a eficiência alimentar, pois os animais não conseguem converter os nutrientes da alimentação em massa corporal de maneira eficaz. Isso se reflete em menores índices de produção de carne, afetando diretamente o bolso do produtor”, explica o especialista.

Outro impacto significativo envolve a fertilidade. “A presença de parasitas compromete a condição reprodutiva dos animais, resultando em taxas de natalidade mais baixas devido ao atraso do cio de fêmeas. Isso não apenas reduz o número de bezerros no rebanho, mas também afeta a produção de leite da propriedade”, alerta Renato.

Não bastassem esses problemas, os parasitas são vetores de doenças que requerem tratamento veterinário, aumentando os custos com medicamentos e cuidados. A resistência a antiparasitários é um problema crescente e impõe novos desafios, demandando investimentos em estratégias de controle e manejo mais eficazes.

“Por todos esses fatores, os prejuízos econômicos relacionados a infestações parasitárias são consideráveis. Além dos custos diretos associados à saúde dos animais, há perdas indiretas, como diminuição da qualidade da carne e redução da produção do leite. A adoção de estratégias de manejo integrado, que incluem o controle de parasitas e a melhoria das condições de manejo e alimentação, é essencial para mitigar esses efeitos e garantir a sustentabilidade da produção pecuária”, conclui o veterinário.

Anuncio congado imagem

Para auxiliar os produtores a vencer os desafios impostos pelos parasitas, a Syntec tem em seu portfólio Taurus SR, endectocida de alta concentração e longa ação, indicado para o combate aos ectoparasitas que acometem os bovinos de corte, como o carrapato do gênero Boophilus microplus (adultos) e Dermatobia hominis (berne), além de combater os nematódeos gastrintestinais (vermes).

Sobre a Syntec – A Syntec é uma empresa 100% brasileira com 20 anos de história, dedicada à produção de medicamentos e suplementos veterinários de alta qualidade. Seu portfólio diversificado inclui terapêuticos, especialidades, produtos de higiene e saúde, suplementos e vacinas para animais. Para mais informações, visite: www.syntec.com.br


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!