Da concepção à desmama: estratégias essenciais para a produção de bezerros de qualidade

Compartilhar

Especialista afirma que o sucesso do rebanho começa no planejamento da estação de monta

Em busca de uma atividade de cria com boa margem financeira e competitividade com demais atividades do setor, recomenda-se atenção em alguns pontos. Nesse cenário, é essencial que as matrizes produzam bezerros com bom potencial produtivo. É o que explica o consultor técnico da Trouw Nutrition, Rodrigo Cistolo Lopes, que entende que a adoção de modernas tecnologias e o bom planejamento da estação de monta são fundamentais para a obtenção de sucesso.

“Os bezerros do cedo – como são chamados os animais gerados no começo da estação das águas – apresentam melhor desenvolvimento, peso à desmama e ganho de peso nas fases subsequentes. Isso porque as vacas que emprenham no início da estação de monta, passam boa parte da gestação em períodos com grande precipitação e pastagem de qualidade. Portanto, contam com maior disponibilidade de forragem e nutrientes no pasto, que favorecem a maior produção de leite”, detalha o especialista.

A estação de monta leva as vacas à reprodução em um período específico do ano – o que aumenta a eficiência produtiva do rebanho. O objetivo é gerar bezerros de qualidade para recria e engorda, o que também contribui para a formação de lotes uniformes, que melhoram o controle e o gerenciamento do rebanho. Isso, por sua vez, eleva o poder de negociação do pecuarista e a competitividade no mercado. 

“Esse período deve ocorrer na época de maior disponibilidade de forragem de qualidade e ter duração média de 90 a 120 dias. Além disso, é no terço médio da gestação que ocorre a formação de fibras musculares. Então, se nesse período ocorrer restrição alimentar, o bezerro terá menor quantidade de fibras musculares ao nascimento. Como resultado, seu crescimento muscular será irregular e ele apresentara menor desempenho ao longo da vida”, complementa Rodrigo Cistolo Lopes.

Anuncio congado imagem

Outro ponto é que o bezerro do cedo terá acesso a pasto de águas, por volta do terceiro mês de vida – período em que o animal necessitará de nutrientes via pasto, visto que o leite materno deixa de ser capaz de satisfazer todas as suas exigências nutricionais. Por consequência, isso se reflete no bom desempenho e em melhores índices produtivos, o que torna a fase de cria economicamente competitiva em comparação com as demais fases da pecuária.

No entanto, de acordo com Lopes, o sucesso não se resume somente ao planejamento da estação de monta. “O controle da saúde e a nutrição adequada das matrizes, além de local de parição seco e oferta adequada de forragem, suplementação mineral e água de qualidade, colaboram com a cria de um bezerro com qualidade superior. Além disso, a cura do umbigo dos bezerros e a ingestão precoce de colostro evitam inúmeras infecções”, acrescenta o consultor técnico da Trouw Nutrition.

Com o objetivo de contribuir com o sucesso da pecuária de corte, a Trouw Nutrition oferece um portfólio abrangente e adaptável às diversas realidades dos sistemas de produção. “Fornecemos suplementos minerais, protéicos, protéico-energéticos e núcleos minerais, todos elaborados com precisão, indicados para todas as categorias da fase de cria. Para mais informações sobre produtos e planos nutricionais, consulte a equipe técnica e comercial”, finaliza o consultor técnico da Trouw Nutrition, Rodrigo Cistolo Lopes.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!