COMO COMBATER O PULGÃO DO ALGODOEIRO
Uma das mais importantes pragas sugadoras do algodoeiro, ele pode conduzir a perdas superiores a 40% da produção
O Algodão é uma fibra com diversas aplicações, sendo um dos produtos agrícolas mais versáteis.
A pluma é usada pela indústria têxtil e o óleo, pela indústria alimentícia. Já o farelo, o caroço e a torta obtida após a extração de óleo, podem ser aproveitados para a alimentação do gado.
Manter sob controle o nível de infestação dos insetos em uma plantação de algodão é um dos maiores desafios dos produtores e a falta desse cuidado pode reduzir significativamente sua produção.
Neste conteúdo, falaremos sobre o pulgão do algodoeiro e como ele pode comprometer sua produtividade.
O QUE É O PULGÃO DO ALGODOEIRO
O pulgão do algodoeiro, Aphis gossypii, é uma das mais importantes pragas sugadoras do algodoeiro, pois, devido ao seu hábito alimentar, provoca danos diretos (sucção da seiva e injeção de toxinas) e indiretos (fumagina, viroses) à cultura.
Os pulgões são insetos pequenos (0,9 a 1,8 mm), ovalados, de corpo mole e piriforme, com antenas longas, cauda escura com 2 a 4 pares de cerdas laterais e pernas claras, com os ápices das tíbias, tarsos e garras escuros. Podem apresentar coloração que varia do amarelo ao verde escuro.
Além de provocar o encarquilhamento ou deformação do limbo foliar, em altas infestações pode provocar a morte das plantas.
Quando a ocorrência da praga chega à fase de abertura dos capulhos, os prejuízos decorrem da perda de qualidade das fibras, pela formação do chamado “algodão caramelizado”.
A não adoção de medidas de controle da praga conduz a perdas de 44% na produção. Estima-se que, quando o ataque ocorre até os 60 dias após o plantio, há uma perda de 24% de peso do algodão em caroço, além de atraso no desenvolvimento da cultura.
O controle químico é uma solução eficiente para eliminar as pragas do algodão, independentemente do período da safra. Para ação eficaz e rápida, o recomendado é pulverizar inseticidas.
CHASER
Chaser é o inseticida para algodão da IHARA que combate as pragas bicudo-do-algodoeiro, pulgão-do-algodoeiro e ácaro-rajado. Além disso, possui ação fungicida para controle da ramularia no algodão.
Evite danos à produtividade dos algodoeiros com esta ferramenta eficiente no manejo de pragas e doenças, que reduz o risco de resistência. No caso dos ácaros, por exemplo, Chaser confere efeito ovicida e controla todas as fases da praga.
Desenvolvido com uma tecnologia inédita no Brasil, o produto apresenta alta performance, pois paralisa imediatamente a alimentação das pragas.
BESTPHOS
Muitas são as ameaças que colocam em risco a produtividade do algodão: o bicudo-do-algodoeiro, as lagartas e os ácaros estão entre as que mais dão prejuízo à cultura.
E, para combater com eficiência essa grande variedade de ameaças, só mesmo a tecnologia poderosa de BestPhos.
BestPhos é o inseticida e acaricida da IHARA com poderoso efeito de choque e poderosa ação residual. Por ser multipragas, controla bicudo, lagartas e ácaros com máxima proteção.
Há mais de 58 anos, a IHARA possui os melhores produtos para a proteção de cultivos, trabalhando lado a lado do agricultor.
Agricultura é nossa vida e temos muito orgulho de estar presente junto aos produtores
de tomate, levando tecnologia e inovação. Confira nossa linha completa de produtos e aumente a produtividade de sua lavoura!
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!











