Concentração adequada de cálcio na nutrição das aves pode melhorar significativamente a produção

Compartilhar

Mesmo sendo um assunto bastante debatido, ainda hoje a qualidade do cálcio tem afetado inúmeras granjas de postura ao redor do Brasil e do mundo. A grande variabilidade na qualidade das fontes de cálcio tem feito com que aspectos como a desuniformidade das frangas, assim como a qualidade da casca dos ovos continuam sendo não só problemas técnicos, mas também econômicos.

Para suprir essa demanda e ajudar nesse processo uma alternativa viável e que vem mostrando resultados significativos é realizar a suplementação das aves com Pidolato de cálcio.

De acordo com a analista técnico comercial da Quimtia Brasil, uma das principais indústrias especializadas no desenvolvimento e na fabricação de insumos direcionados para nutrição animal, Francine Freitas, para suprir essa demanda e ajudar nesse processo uma alternativa viável e que vem mostrando resultados significativos é realizar a suplementação das aves com Pidolato de cálcio.

Segundo ela, trata-se de um sal extremamente solúvel que pode ser usado via água ou via ração e que, apesar da baixa concentração de Cálcio (13,5%), tem alta biodisponibilidade, o que acaba auxiliando na liberação de mais cálcio ionizado disponível para absorção intestinal e na transferência de mais cálcio para o sangue, o que acarreta em uma maior capacidade de deposição e mobilização óssea.

“A sua utilização [do pidolato de cálcio] tanto na fase de recria quanto na de pré postura, resulta em um melhor desenvolvimento do esqueleto e em uma melhor uniformidade das frangas, o que por consequência promove uma melhor entrada em postura, um retardo nos problemas de casca e uma menor incidência de problemas de patas das galinhas em gaiolas”, ressalta a especialista.

Qualidade do ovo pode ser beneficiada

Anuncio congado imagem

Ainda de acordo com a analista técnico comercial, para que o produto seja eficaz também nos ovos [principalmente em se tratando da casca], o uso do Pidolato de Cálcio, que é precursor do aminoácido prolina, um dos principais constituintes do colágeno, deve ocorrer próximo das 60 semanas de vida da ave. Para ela, é nesse momento da produção que eles [os ovos] tendem a perder a qualidade em suas cascas.

“Para os ovos, essa é uma combinação perfeita, pois o cálcio ajuda a endurecer e o colágeno exerce a função de dar mais elasticidade, ou seja, duas características essenciais que ajudam a aumentar, inclusive, o volume de ovos”, finaliza Francine.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!