Biofumigação combate pragas e promove a regeneração do solo

Compartilhar

Técnica agrícola também contribui para o aumento da fertilidade e da microbiota benéfica na terra

Promover o controle de pragas e patógenos no solo. Essa é a função da biofumigação, uma técnica agrícola que utiliza plantas específicas, principalmente as do gênero Brassica, ricas em glucosinolatos. O processo começa com o plantio de sementes como: mostarda, nabo, rúcula e repolho. Após o crescimento, essas plantas são trituradas e toda a massa verde produzida é incorporada ao solo.  

Segundo o gerente das linhas Superseed e TSV Sementes, da Agristar do Brasil, Douglas Machado, após a hidrólise enzimática e durante a decomposição, essas plantas liberam compostos orgânicos biocidas, principalmente isotiocianatos capazes de controlar fungos, oomicetos, nematoides, bactérias e protozoários. 

Machado enfatiza que, além de diminuir a incidência de doenças nas culturas subsequentes, reduzindo os fitopatógenos da área, a técnica contribui para a fertilidade do solo, aumentando, significativamente, a biodiversidade das populações de espécies benéficas, como os fungos solubilizadores de nutrientes, por exemplo. “O semeio das culturas pode ser feito em conjunto, mas a recomendação é verificar o principal problema a ser solucionado, para maior eficiência da prática e melhores resultados”, complementa. 

O gerente conta, também, que a biofumigação pode ser realizada independentemente das condições meteorológicas, em qualquer estação do ano, e o período necessário para que os compostos liberados exerçam seu efeito (intervalo de carência) é de 14 dias após a incorporação. Já o tempo de duração de todo o processo (plantio, incorporação e intervalo de carência) varia entre 2 e 3 meses.  

“A mostarda Caliente (Bioactive) e a rúcula Nemat, da linha de sementes Superseed, da Agristar, são específicas e adaptadas para o processo de biofumigação em condições tropicais. As culturas de mostarda e rúcula apresentam uma vegetação maior no inverno, em comparação com o cultivo no verão, porém, como o estímulo para a produção de glucosinolato nas plantas é o estresse causado por altas temperaturas, elas podem ser cultivadas ao longo de todo o ano, sem alteração nos níveis de isotiocianatos por hectare”, finaliza Douglas Machado. 

Anuncio congado imagem

Sobre a Agristar 

A Agristar é movida pela paixão ao campo e pelo desafio de superar limites. Com mais de 60 anos de existência, é uma das maiores empresas do país no desenvolvimento, produção e comercialização de sementes de hortaliças e frutas. Atua no mercado profissional com as linhas Topseed Premium, Topseed, Superseed e TSV Sementes, e no segmento de jardinagem, hobby e lazer através das linhas Topseed Garden e TSV Sementes. Com capital 100% nacional e com uma ampla e moderna infraestrutura, a Agristar tem orgulho em conhecer a sua terra e assim desenvolver e testar produtos de alto desempenho. Sediada em Santo Antônio de Posse (SP), a empresa possui quatro estações experimentais e uma unidade de pesquisa e melhoramento estrategicamente localizadas nos estados de SP, MG, SC e RN, que asseguram o desenvolvimento de produtos adaptados para os mais diversos climas e regiões. 

Para mais informações acesse: www.agristar.com.br. 

Siga a Agristar nas redes sociais 

Facebook: https://www.facebook.com/agristardobrasil 
Instagram: @agristardobrasil 


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!