Ataque a trens na Baixada Santista é problema antigo e coloca vidas (e a economia) em risco
Por José Claudinei Messias, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Ferroviários da Zona Sorocabana
O perigo que ronda as ferrovias da Baixada Santista não é uma novidade: há tempos, o Sindicato dos Trabalhadores Ferroviários da Zona Sorocabana alerta sobre os riscos que desafiam quem utiliza os trens da região. Porém, somos sumariamente ignorados pelo Governo do Estado de São Paulo. Como resultado da ausência do poder público, composições que transportavam soja, entre outros produtos, foram saqueadas a caminho da região portuária.
A insegurança no serviço gerido pela Rumo, trazido à tona pela edição de 9 de abril do Fantástico, programa da Rede Globo, é bem conhecida pelas autoridades. E assaltos, como o ocorrido, muitas vezes violentos, estão se tornando recorrentes, colocando em risco não apenas a segurança dos ferroviários, mas também o sucesso da cadeia produtiva, tendo em vista que o agronegócio é um importante pilar da economia nacional.
Muitos maquinistas já pensaram em desistir – alguns até desistiram – da profissão por receio de serem atacados e não voltar para casa. O medo toma conta dos trabalhadores e de suas famílias e não há nenhum respaldo governamental em relação a isso. Devemos lembrar que os maquinistas trabalham sozinhos em suas viagens, transportando produtos que garantem o abastecimento e a segurança alimentar brasileira e mundial – mas ninguém zela por eles.
Mais do que a segurança, que é um problema que o Estado, as empresas precisam pensar, também, no apoio psicológico a esses funcionários depois de passar por episódios traumatizantes como esses. É claro que as cobranças para soluções práticas para tentar ao menos evitar casos de violência continuarão sendo feitas pelo sindicado. Continuamos acompanhando de perto o que está acontecendo.
E não apenas no que acontece na Baixada Santista: também estamos de olho nos problemas de segurança que afetam as linhas de transporte de passageiros que atendem cidades da Grande São Paulo. Já acionamos as empresas responsáveis e, se necessário, vamos atuar junto ao Ministério Público para garantir que nossa categoria trabalhe com segurança e respeito. Seguimos juntos, pois juntos somos sempre mais fortes.
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!











