As plantas tóxicas para cães e gatos que você deve ficar de olho

As plantas tóxicas para cães e gatos que você deve ficar de olho

Compartilhar

Especialista da Boehringer Ingelheim dá dicas sobre como manter seu animal de estimação seguro

Janeiro de 2023 – Nossos animais de estimação adoram explorar e brincar ao ar livre nos dias mais quentes, e é importante estar ciente das plantas mais comuns que podem ser tóxicas para cães e gatos. Embora muitas espécies sejam perigosas para ambos, os cães são mais propensos a morder e ingerir pedaços das folhagens, flores, árvores e arbustos devido ao seu forte instinto exploratório, especialmente enquanto filhotes. 

 Se seu animal de estimação comeu algo que não deveria, alguns dos sintomas mais comuns de intoxicação são vômito, diarreia, convulsões, dificuldades respiratórias, salivação excessiva, falta de apetite e cansaço. “Se você suspeita que seu pet ingeriu alguma planta ou alimento tóxico, entre imediatamente em contato com o veterinário de sua confiança”, ressalta a Dra. Karin Botteon, veterinária e gerente técnica da Boehringer Ingelheim. “Lembre-se de informar o médico sobre o tipo de planta ingerida, o horário aproximado e a quantidade. Quanto antes for a intervenção, maior a chance de recuperação bem-sucedida”, conclui. 

 Quais são as principais plantas tóxicas para pets

Entre as plantas de jardim mais comuns em casas e apartamentos, algumas podem ser tóxicas para cães e gatos e trazer danos à saúde de nossos pets. Entre as flores, os narcisos, tulipas, jacintos, hortênsias e gerânios (entre outras) podem ser venenosas para eles. Os crisântemos, além de serem tóxicos se ingeridos, podem causar irritação na pele dos gatos que se esfregarem. Os felinos também podem ser gravemente intoxicados pelos lírios, que causam insuficiência renal – principalmente se o seu gato lamber pólen de lírio do pelo durante a limpeza.


A samambaia é uma das plantas mais comuns em apartamento que pode ser venenosa para os pets, causando vômito e diarreia, além de causar alterações hematológicas (ou seja, no sangue) em cães. Outras folhagens também podem ser tóxicas para os pets, como a costela-de-adão, a espada de São Jorge e o filodendro, que estão presentes em vários lares.  Preste atenção à localização dos vasos dessas plantas dentro de casa, lembrando-se de deixá-las fora do alcance dos animais.

Quem tem horta em casa também não pode se esquecer de conferir quais espécies podem ser prejudiciais aos bichinhos. As folhas, caules e frutos verdes dos tomates são tóxicos para os animais de estimação, por exemplo. As folhas das plantas de batata podem ser perigosas para cães e gatos, e batatas verdes ou brotando podem causar desconfortos nos pets, se ingeridas. Além disso, orégano, menta, capim-limão e lavanda são temperos comuns em hortas que podem causar problemas gastrointestinais se consumidos pelos pets. 

Caso esteja em dúvida sobre se alguma planta é segura, não hesite em perguntar para um veterinário de confiança. Deixe os vasos em lugares cercados ou altos, em que os animais não têm acesso, e monitore. Nestes casos, é sempre melhor prevenir do que remediar. 

Boehringer Ingelheim Saúde Animal

A Boehringer Ingelheim Saúde Animal está trabalhando em inovação de primeira classe para a previsão, prevenção e tratamento de doenças em animais. Para veterinários, tutores, produtores rurais e governos em mais de 150 países, oferecemos um portfólio amplo e inovador de produtos e serviços para melhorar a saúde e o bem-estar de animais de companhia e de produção. Como líder global no setor de saúde animal e como uma empresa familiar, na Boehringer Ingelheim, nós adotamos uma perspectiva de longo prazo. As vidas de animais e humanos estão interconectadas de maneiras profundas e complexas. Sabemos que quando os animais são saudáveis, os humanos também são. Ao usar as sinergias entre nossos negócios de Saúde Animal e Saúde Humana e ao agregar valor por meio da inovação, melhoramos a saúde e o bem-estar de ambos.

 Informações para Imprensa:  

Ideal H+K Strategies 

Bruna Rassi – 11. 4873-7621 bruna.rassi@idealhks.com

Fábio Martins – 11. 4873-7621 – fabio.martins@idealhks.com 


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!